Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Vendas - Como ter um bom desempenho em vendas 

Data: 05/12/2008

 
 

Nos nossos cursos de vendas, por ocasião da apresentação dos participantes, é comum todos dizerem que estão ali para aprender e colocar em prática os novos conhecimentos. Mas, no fundo, percebe-se que muitos vendedores, principalmente os veteranos, acham que já sabem tudo e estão simplesmente cumprindo uma exigência de suas empresas.

Entretanto, nos trabalhos práticos constata-se que são poucos os vendedores que realmente conhecem seus produtos e serviços. Muitos têm dificuldades de fazer uma demonstração dos produtos que vendem enaltecendo vantagens e benefícios. São verdadeiros campeões em características e mesmo assim ainda falam sem convicção em função da falta de conhecimento e segurança.

Por que na profissão de vendas é tão comum a falta de conhecimento? Por que não se procede como nas outras profissões, onde se busca sempre o aprendizado e a especialização para um melhor desempenho? Será que o vendedor do século XXI ainda não percebeu que venda deixou de ser uma atividade que pode ser desempenhada por qualquer pessoa?

Toda e qualquer profissão, incluindo a de venda, requer três fatores fundamentais para o bom desempenho: Aprendizado, treinamento e prática. Não adianta a prática sem conhecimento, assim como o estudo sem treinamento e ação. Vejamos, por exemplo, o que acontece nos esportes. Antes da prática, é necessário conhecer todas as regras e táticas e treinar bastante. A mesma coisa acontece com o bom palestrante, o médico, o advogado, o professor etc.

APRENDIZADO: As maneiras de se aprender são através do estudo e/ou pelo ensinamento de um profissional mais experiente. Mas em vendas geralmente se faz diferente. O vendedor já entra na profissão por acaso e começa pela prática, adquirindo péssimos hábitos, carregando-os consigo até o fim da vida. Muitos desistem logo da profissão. Outros seguem em frente, aos trancos e barrancos, simplesmente se arrastando, mas não crescem profissional e pessoalmente.

É fundamental que o vendedor, antes de entrar em campo, aprenda tudo sobre a profissão. Não é somente conhecer os produtos, mas também técnicas de vendas, de negociação, saber sobre mercado, concorrência, clientes, habilidades para lidar com pessoas, como se comunicar com eficiência etc. Além disso, tem de adotar atitudes positivas, que lhes permita estar sempre motivado e entusiasmado, bem como agir proativamente, e não somente reagir, combustíveis essenciais para o sucesso em vendas.

TREINAMENTO: Concomitantemente ao aprendizado o vendedor deve treinar bastante, de modo que vá para o exercício da profissão com certo nível de experiência. É interessante o vendedor ensaiar sempre as suas apresentações, explorando bastante as vantagens e benefícios dos produtos. Treinar sobre objeções, procurando se preparar para possíveis perguntas e reações dos clientes. Treinar também a comunicação para ter uma boa dicção, saber se expressar com objetividade, falar com clareza para que o cliente compreenda a mensagem, a gesticulação, o entusiasmo etc. Ensaiar para fazer apresentações para grupos de pessoas, que é o grande problema de muitos profissionais que só sabem falar para clientes individualizados.

PRÁTICA: Conhecendo tudo sobre a profissão e após muito treino, sem dúvida que a atividade de venda será desempenhada com muito sucesso. Entretanto, é importante saber que esses três fatores andam juntos durante todo o tempo que o vendedor estiver no exercício da profissão. Nenhum deles pode ser negligenciado. Pensar que depois de ter adquirido a prática pode-se dispensar o estudo ou treinamento é um grande engano, pois vivemos em um mundo de grandes e rápidas mudanças. Aquilo que se aprende ou pratica fica desatualizado rapidamente. Por isso, é necessária a reciclagem constante para se acompanhar as mudanças, que não permitem que se ande a passos lentos, penalizando os profissionais que ficam para trás.

Portanto, para começar bem o ano, com passaporte garantido para o sucesso em vendas, deve-se ter sempre em mente as três dicas:

1) Aprenda todos os dias.
2) Treine bastante.
3) Pratique vendas com conhecimento e profissionalismo.



 
Referência: artigonal.com
Autor: Antonio de Pádua Brauna Braga
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ImóveisInquilino tem direito de preferência na compra de imóvel
AposentadoriaDia do Idoso: qual a melhor forma de se preparar para quando a idade chegar?
FilhosInvestindo no futuro das crianças: apenas ajuda financeira não basta
ImóveisInstalação de antenas nos prédios tem de ser aprovada pelos condôminos
FilhosPais: o que ensinar aos seus filhos para que sejam consumidores conscientes
LeisCódigo Penal ? Parte Geral »»» Título V - Das penas »»» Capítulo III - Da aplicacao da pena
Turismo / ViagensBagagem: Para quem vai ao exterior - Quando não há cobrança de impostos?
Defenda-seSegurado: Guia de Orientação e Defesa: SEGURO RESIDENCIAL
Finanças pessoaisComo organizar as finanças nas diversas etapas da vida?
Modelos de documentosCarta de agradecimento para oportunidade de serviços prestados