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Motivação - O reconhecimento motiva colaboradores? 

Data: 08/09/2009

 
 

Hoje, as empresas competitivas têm direcionado iniciativas no campo motivacional, com o objetivo de estimular os profissionais a fazerem parte do time e, com isso, alcançarem uma melhor performance. As ações direcionadas à motivação são as mais variadas e dependem da realidade de cada organização, bem como dos objetivos almejados. Há companhias, por exemplo, que investem em programas de qualidade de vida, treinamentos lúdicos, além de iniciativas focadas ao reconhecimento pelo engajamento dos funcionários.

Na MRS Logística S.A., por exemplo, foi lançado em março de 2009 um programa de reconhecimento para os colaboradores, direcionado na importância do trabalho em equipe, no direcionamento de esforços para alcançar resultados, na redução de custos e na busca pela excelência na manutenção. Para colocar tirar o programa "Campeonatos 2009 da Diretoria de Engenharia e Manutenção" do papel e levá-lo para a prática, o primeiro passo da companhia foi criar um Comitê Gerencial, formado por facilitadores de todas as gerências corporativas envolvidas no processo.

A partir da formação do Comitê Gerencial foi possível estabelecer regras, criar oportunidades e critérios de avaliação que estão diretamente relacionados aos objetivos organizacionais da MRS, levando-se em consideração as especificações de cada setor. O público-alvo da iniciativa é composto por cerca de 900 colaboradores que atuam na Diretoria de Engenharia e Manutenção da companhia.

A MRS Logística é uma concessionária que controla, opera e monitora a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal. A empresa atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, quando foi constituída, interligando os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. São 1.643 quilômetros de malha - trilhos que facilitam o processo de transporte e distribuição de cargas numa região que concentra aproximadamente 65% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e estão instalados os maiores complexos industriais do país. Pela malha da MRS também é possível alcançar os portos de Sepetiba/RJ e de Santos/SP (o mais importante da América Latina).

Objetivos definidos - De acordo com Taine Graciele Machado, coordenadora de Engenharia e Manutenção da MRS, ao instituir o programa de incentivo a companhia determinou como principais objetivos:
1 - Garantir uma gestão efetiva das nossas rotinas de trabalho, pois com uma rotina de trabalho bem controlada é possível garantir resultados sustentáveis com menor necessidade de esforços e recursos.
2 - Criar mecanismos de reconhecimento e recompensa para aqueles colaboradores que não têm metas individuais, premiando o bom desempenho e a boa gestão. Dessa forma, a organização conseguiu avaliar a contribuição das pessoas e das equipes para o resultado da empresa, premiando aquelas que contribuem mais.
3 - Fortalecer o "Espírito de Equipe", através de regras e indicadores que valorizam o resultado da equipe como um todo e que promovem uma competição sadia entre diferentes equipes. Através da busca contínua pelos melhores resultados, as equipes conduzirão a empresa para novos patamares de excelência operacional.

Para participar do programa, os profissionais precisam estar enquadrados a algumas regras, dentre as quais: não ter sofrido penalidade de afastamento; de forma nenhuma esteja envolvido com acidentes ferroviários por falha funcional; o número de faltas não seja igual ou superior a dois dias de trabalho sem justificativas e, por fim, o funcionário de maneira alguma tenha sofrido acidente pessoal por negligência.

Comunicação interna do programa - Um dos grandes desafios enfrentados pela MRS para implantar o programa esteve relacionado ao fato das equipes atuarem em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Era preciso fazer com que as informações sobre o programa chegassem do mecânico - que atua dentro de uma oficina e que tem acesso ao computador - até às pessoas que fazem manutenção da linha férrea.

"Em parceria com a área de Comunicação, que conhece perfeitamente nosso público, desenvolvemos canais de comunicação como a criação de um portal dos campeonatos na intranet, onde todas as informações como regras, check-list de auditorias, treinamento de 5S´s estão disponíveis para consulta. Temos também quiosques disponíveis em locais de grande circulação de pessoas, cartazes, manuais que nos auxiliam nesta divulgação", explica Taine Graciele Machado.

Para reforçar a campanha de comunicação interna, a empresa também promoveu palestras, onde o diretor e os gerentes corporativos conduziram as reuniões de apresentação dos Campeonatos 2009 da Excelência na Manutenção, bem como o seu funcionamento da iniciativa. Um fato relevante foi que o processo de comunicação tornou-se permanente, para não "esfriar" a iniciativa, porque para a companhia o segredo do sucesso estaria justamente em garantir que a informação chegasse de forma clara e transparente ao público interno.

Indicadores de reconhecimento - Para premiar os colaboradores, a MRS precisava de indicadores de avaliação. Nesse sentido, o campeonato foi dividido em duas categorias:

1 - "Categoria Resultados:" medido através de indicadores de rotina, distribuídos para 66 equipes e mais de 900 colaboradores envolvidos no seu controle e acompanhamento. Estes indicadores, por sua vez, mensuram o nível de atendimento ao cliente, a confiabilidade do serviço prestado, a aderência ao Plano de Manutenção, custo unitário da manutenção, entre outros. A aferição dos resultados destes indicadores é feita por uma área corporativa, neutra, chamada PPCM - Planejamento, Programação e Controle da Manutenção. Assim, a companhia garantiu a transparência e a confiabilidade dos dados que estão disponíveis para consulta para 100% dos participantes.

2 - "Categoria Meios": acontece através de auto-avaliações e auditorias realizadas pelos Guardiães da Excelência, que são auditores capacitados para este fim. Nesse caso específico são realizadas dois tipos de auditoria. A primeira corresponde às Auditorias de Processo com o objetivo de garantir o cumprimento de padrões e procedimentos. Há ainda a execução de auditorias 5S´s, com o objetivo de garantir melhorias no ambiente de trabalho, reduzir desperdícios, melhorar a segurança e estimular os profissionais sentirem orgulho da empresa em que atuam.

A coordenadora de Engenharia e de Manutenção da MRS explica que a receptividade dos colaboradores tem sido positiva. Para isso, ela argumenta que o feedback surge através do recebimento de depoimentos, fotos e até vídeos que retratam a satisfação dos próprios funcionários.

Os colaboradores que obtiverem melhores marcas poderão receber prêmios de até 1,8 salários. Outro dado importante é que a premiação será feita levando-se em consideração um sistema semelhante ao da poupança. Ou seja, a cada trimestre, os pontos alcançados serão revertidos em prêmios cumulativos, que, no final do ano, serão entregues. Assim, se uma equipe não for bem nos primeiros meses e evoluir ao longo do ano, poderá recuperar os resultados e chegar a uma premiação significativa, valorizando o esforço de todos.

Benefícios do programa - Taine Machado afirma que os resultados do programa motivacional adotado pela MRS já dá bons frutos. Dentre esses, ela enfatiza: visão de processo; padronização e melhorias de processo; aumento de produtividade; os colaboradores passaram a ter senso de responsabilidade sobre o resultado, sendo ainda gerada a chance de a empresa realizar um acompanhamento de resultados no dia-a-dia.

"Implantamos 5S´s em todas as oficinas de locomotivas e vagões e ao longo da malha ferroviária. A moral das equipes foi elevada, contamos com resultados mapeados em todos os níveis. Também passamos a gerar resultados sustentáveis com menos recurso. Houve redução de custos de manutenção e os colaboradores reconhecidos com base no seu desempenho", sintetiza a coordenadora de Engenharia e Manutenção da MRS.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Patrícia Bispo
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