Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Análise técnica (ações) - Curva de Coppock 

Data: 27/10/2008

 
 

A curva de Coppock, também conhecida como Coppock indicador, é um indicador de análise técnica, desenvolvido por Edwin Coppock e primeiramente publicado na Barron’s Magazine em 1962. Este indicador foi projetado para o uso em uma escala mensal, sendo interpretado como a soma de uma "taxa de mudança" (rate of change) de 14 e de 11 meses, e por uma média móvel ponderada de 10 períodos.

A curva de Coppock foi definida para o índice S&P 500, e também tem sido utilizada em índices similares como por exemplo o Dow Jones Industrial Average. Embora projetado para uso mensal, cálculos diários para um mesmo período podem ser feito convertendo-se os períodos para 294 e 231 dias da rate of changes, e uma média móvel ponderada de 210 dias.

Assim, tem-se:

Coppock = WMA10 de (ROC14 + ROC11)

Onde:

  • WMA10 é a média móvel ponderada de 10 períodos;
  • ROC14 é a taxa de mudança de 14 meses;
  • ROC11 é a taxa de mudança de 11 meses.

Na curva de Coppock, um sinal de compra é gerado quando existe uma subida na curva depois de uma baixa extrema. E um sinal de venda é produzido quando existe uma alta máxima no preço do ativo, mas uma baixa mínima na curva de coppock. Estes são os sinais básicos, existem mais sinais e interpretações em níveis mais avançados.

 



 
Referência: advfn.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :