Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - Como ser racional em tempos de crise nos investimentos? 

Data: 29/09/2008

 
 
A pergunta que não quer calar: o que fazer com os investimentos em épocas de crise? Como comprovado por diversas pesquisas, o ser humano age de forma emocional, principalmente em momentos de pressão, quando as perdas parecem inevitáveis e o sentimento de frustração toma conta.

Diante deste quadro, é possível reverter a situação e pensar de forma racional? "Muita calma nesta hora"! Essa é a principal dica da psicanalista e representante no Brasil da Iarep (International Association for Research in Economic Psychology), Vera Rita de Mello Ferreira.

Segundo ela, é normal, em momentos assim, de forte oscilação do mercado, que o primeiro sentimento que passa na cabeça do investidor seja o de vender as ações, na tentativa de perder menos. "No entanto, é nessa hora que a pessoa deve parar e analisar seus objetivos iniciais, antes de tomar qualquer decisão imediatista e impensada".

Fácil? Nem um pouco. Mas a psicanalista dá algumas dicas que podem ajudar o investidor a driblar a emoção e agir de maneira mais racional nesta hora.

Informação é o segredo

"Não sabemos o que vai acontecer daqui para frente", afirma Vera Rita, por isso, segundo ela, é importante que o investidor esteja atento a todas as informações do mercado.

O cuidado que deve ser tomado, neste caso, é o de não ficar atento apenas ao que interessa. "Mais uma vez, por conta da predominância do lado emocional, é comum que as pessoas fiquem atentas apenas ao que interessa, ou seja, dividam a informação em partes e descartem aquilo que causa desprazer ou provoque frustração", explica a psicanalista.

O oposto desta atitude, para não correr o risco de entrar em contato com fatos desagradáveis, é a pessoa ficar alienada e simplesmente não se informar sobre os acontecimentos.

Portanto, segundo Vera Rita, é importante que a busca por informação esteja acompanhada da capacidade de entrar em contato com ela. "Se o investidor estivesse realmente cuidando do investimento, não seria pego de surpresa. A crise já vinha sendo anunciada, mas absorver o que é bom e abstrair o que causa preocupação é normal no ser humano".

Encarar o longo prazo

Em momentos de crise, é que se reconhece o verdadeiro investidor de longo prazo. "Devia ter alguém no mercado que não deixasse ninguém sem essa noção de prazo investir em ações", opina Vera Rita.

O investidor principiante, que entrou na Bolsa depois dos ótimos resultados do ano passado, principalmente, está encarando essa fase pela primeira vez. "Antes de entrar no mercado de ações, é necessário ter consciência dos riscos. Quanto maior o retorno que se espera, maior o risco que se corre, não dá para fugir disso".

Confira, abaixo, as dicas da psicanalista para encarar esse momento e, principalmente, aprender com ele:
  • Não mexer na aplicação, a não ser que o dinheiro seja extremamente necessário. "Se não houver um destino certo, não é hora de tirar".
     
  • Calcular os custos de sair do mercado e avaliar se vale a pena.
     
  • Avaliar se outras aplicações estão de acordo com seus objetivos.
     
  • Comparar com o aporte inicial. "Mas é importante não se deixar influenciar pelos grandes picos. É necessário considerar exatamente o você aplicou".
"Quem pretende ficar no mercado deve aprender com os erros e usar a experiência no futuro", conclui.


 
Referência: InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Ações / Bolsa de ValoresBollinger bands
Carreira / EmpregoComo lidar com pessoas difíceis no trabalho: veja dicas de consultor
SaúdeTudo sobre Enxaqueca
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro I - Do Direito Das Obrigações »»» Título VII - Dos Atos Unilaterais
AluguelAção de despejo: Em que condições pode ser pedida ?
ImóveisComprou imóvel, mas não consegue mais pagar? É possível ter dinheiro de volta
Negócios / Empreendedorismo15 coisas que o impedem de atingir o sucesso na internet e nos negócios online!
Turismo / ViagensBagagem: Para quem vai ao exterior - Normas da Receita
Carreira / EmpregoEmoções no trabalho: coach orienta profissionais a lidar com elas!
Modelos de documentosModelo de Contrato de Arrendamento