Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Motivação - Não deixe o temporário se tornar permanente 

Data: 14/06/2007

 
 

De acordo com o mito (digo mito porque nunca testei!) se você colocar um sapo em água fervente, ele pula e salva a própria vida. No entanto, se você colocá-lo numa panela com água fria que gradualmente vai esquentando até ferver, ele não sai e morre.

Essa analogia é muito usada por palestrante e consultores para ilustrar um fato perigoso em nossas vidas. Parece que a natureza é igual tanto para os sapos como para nós seres humanos! Se nos depararmos com uma situação emergencial, “fervente”, nós damos um jeito de resolver e sair dela rapidinho. No entanto, se cavarmos lentamente nossa cova, quando olharmos para cima, veremos que não podemos sair mais facilmente do buraco. Como o sapo, nós vamos esquentando lentamente certas áreas de nossa vida, até nos encontrarmos numa situação sem saída.

Esse fato é facilmente observável quando paramos para pensar em quanta coisa que dizíamos ser temporária, acabou tornando-se permanente em nossas vidas. Um emprego ou posição abaixo de nossas qualificações “só porque” precisávamos desesperadamente naquele momento pagar as contas, um relacionamento afetivo que era só “para ver onde vai dar”, ou simplesmente a falta total de ação em direção à conquista de um objetivo por um motivo qualquer (”ainda não estou pronto”, “preciso guardar mais dinheiro”, “vou deixar o ano acabar”, “preciso arrajar tempo”, etc).

Muitas pessoas fracassam não porque não possuem as qualidades necessárias para vencer, mas simplesmente porque não se dão conta da passagem do tempo. Elas se ocupam tanto com a rotina do dia-a-dia, que não traz resultado futuro nenhum, e se esquecem de construir o futuro que desejam, sempre acreditando que “terão tempo no futuro”.

Um exercício que utilizamos em nossos workshops é pedir para que o participante coloque no papel tudo o que já desejou fazer/ter/ser na vida e compare com o que já conseguiu. Quando a pessoa se dá conta de que no ponto em que está na vida, ela já deveria ter conquistado muitas das coisas que desejou no passado, ela tem um “click”. Sabe quando você olha no relógio e se assusta ao ver a hora? Você não tinha idéia de que o tempo passou tão rápido? Pois é. É a mesma sensação. Ao ter o “click”, a pessoa então compreende que se não tomar atitudes reais com relação aos seus planos, eles continuarão sendo planos, até o momento em que a água ferver e eles não puderem mais ser concretizados.

Eu tive a tristeza de compartilhar um momento desses com um casal de amigos que após contruírem carreiras brilhantes decidiram, tarde demais, terem seu primeiro filho. Eles não viram o tempo passar… Eles sempre acharam que haveria tempo “no futuro”…

Casos como este se repetem com as mais variadas pessoas em todas as áreas da vida. Como um fumante que se intoxica aos poucos, as pessoas enchem suas vidas de inutilidades “temporárias”, enquanto psicologicamente sentem-se tranquilas pensando que logo que o temporário passar, elas terão tempo para se dedicar aos seus verdadeiros planos.

Pare por um momento, pense sobre seus planos e sua rotina “temporária”. O quão valiosa ela é para se impor entre você e a realização de seus objetivos?



 
Referência: sonhosestrategicos.com
Autor: Jonathan Farrell
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ImóveisPortarias de prédios: Tecnologia ajuda. Mas não substitui o homem
ImóveisImóveis: é melhor financiar ou investir o dinheiro e comprar à vista?
Investimentos / FundosFIDCs: Você sabia que as práticas de Governança Corporativa se aplicam aos FIDCs?
Salário e negociação na carreiraBenefícios: uma escolha do funcionário!
Carreira / EmpregoAquisições e fusões causam medo em profissionais; veja como superar
Defenda-seApreensão de bens: saiba quais são os seus direitos
Modelos de documentosContrato - Prestação de Serviços para Armazenamento de Website Pessoa Jurídica
Carreira / EmpregoErrar nem sempre é humano: veja os 5 erros mais comuns de etiqueta profissional
Banco / Cheque / ContaSenhas: Como escolher e usar com segurança
Ações / Bolsa de ValoresConhecimento é base para ter sucesso ao investir em ações, diz especialista