Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Saúde - O que é BODE? 

Data: 19/09/2008

 
 

BODE é um índice que avalia as condições de saúde do paciente de DPOC. Ele é composto de quatro itens importantes:

B – medido pelo índice de massa corpórea ou “body mass in-dex” (relação peso/altura);
O – obstrução, medido pelo VEF1 ( volume expiratório forçado no primeiro segundo);
D – medido pelo grau de dispnéia;
E – exercício, avaliado pelo teste da caminhada dos 6 minutos.

Pessoas portadoras de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) representam um grupo heterogêneo de pacientes. Apesar de partilharem de sintomas clínicos e achados de exames semelhantes, nem sempre se beneficiam dos mesmos medicamentos ou responderão a eles da mesma maneira. Também não é possível predizer se viverão igual número de anos após o diagnóstico. Um fumante ou ex-fumante passa a ter o diagnóstico de DPOC, seja na forma de enfisema, bronquite crônica ou ambos, quando realiza um exame de função pulmonar e esta se encontra diminuída.

Entretanto já se sabe que a fumaça do cigarro, principal causa da DPOC, agride todo o organismo. Assim, para uma boa avaliação da condição de saúde do portador de DPOC, muitos pesquisadores têm preconizado índices compostos que avaliam sintomas e sinais em conjunto.

Um destes, conhecido em inglês pela sigla BODE, leva em consideração além da função pulmonar medida pela espirometria, a relação peso/altura (índice de massa corpórea), o grau de falta de ar (conhecido como dispnéia) e a distância caminhada durante seis minutos (medida em teste padronizado).

Este índice composto mostrou uma boa correlação com a sobrevida dos portadores de DPOC. Significa dizer que quanto pior a função pulmonar, maior a falta de ar, menor a massa corpórea e menor à distância percorrida, mais grave é a DPOC.

Por tudo isto é importante que haja diagnóstico e tratamento precoces, evitando assim a progressão da doença.
 



 
Referência: radiogaribaldi.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :