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Carreira / Emprego - Boas maneiras em viagens de negócios 

Data: 15/12/2008

 
 

Tudo o que você sempre quis saber sobre etiqueta para ter sucesso em suas viagens de negócios.

Reservas de passagem e hotel


Quando feitas com a devida antecedência, facilitam bastante a vida do viajante. Mas é preciso cumprir os horários estabelecidos. Por isso, seja sempre pontual. A pontualidade é uma virtude indispensável a um profissional, além de ser uma forma de respeito para com os demais. Seja pontual no café da manhã, no almoço, nos encontros e, acima de tudo, respeite os horários do hotel ou local onde se hospeda.

Organizando a mala de viagem

Para não levar roupa (e peso) a mais ou a menos, anote num papel os eventos de negócios, o tempo livre para lazer, almoços e jantares que exigem um costume diferente.

Feito isso, selecione rigorosamente as peças que vai levar, escolhendo aquelas que combinem entre si, de maneira que você possa usá-las em mais de uma ocasião. Menos roupa permite que você utilize mala menor e que as peças fiquem mais bem ajeitadas, amassando menos.

Envolva em papel de seda as roupas de tecido frágeis que se amarrotam com mais facilidade, .Isso evita atrito com outras peças e a formação de vincos (dobras). Não se esqueça de acrescentar acessórios mínimos como cintos, uma escova para roupas, linhas, tesourinha e agulhas para costurar e um conjunto de viagem para engraxar os sapatos.

Se as roupas ficarem marcadas ou muito amassadas, pendure-as num cabide, leve-as ao banheiro e ligue o chuveiro. O vapor elimina os vincos resultantes da viagem.

O que vestir nas reuniões e no dia-a-dia


Use roupas discretas e sóbrias, em cores fáceis de combinar. Evite tons chamativos e estampas extravagantes. Para manter a aparência impecável, é desnecessário dizer que as roupas devem estar limpas e bem passadas, combinando com você: cabelos penteados, perfume discreto, gestos comedidos.

Em viagem de negócios, mulheres devem evitar roupas justas e coladas, decotes ousados e insinuantes, bijuterias grandes e barulhentas, maquiagem carregada, salto excessivamente alto... O bom senso deve prevalecer. Já os homens precisam estar sempre bem barbeados, com bigodes e barbas bem aparados, sapatos engraxados e, na maioria das ocasiões, vestindo terno e gravata (pode parecer bobagem, mas mesmo no mundo dos negócios da Internet, terno e gravata ainda impõem mais respeito que as roupas casuais).

Tanto o homem quanto a mulher devem evitar perfumes fortes e enjoativos.

Um segredinho infalível para o sucesso: mantenha sempre o bom humor. Ele é essencial no nosso dia a dia e, principalmente quando estamos fora de nosso habitat. Sorria mais e reclame menos! O hóspede que sorri e é carismático(a), sempre será lembrado(a) quando retornar ao Hotel onde ficou hospedado e será bem-vindo.

Outro segredinho infalível para ser bem-sucedido em viagens: a discrição. Ser discreto é imprescindível para quem está fora de casa. A discrição se manifesta no tom de voz, nas atitudes, gestos, procedimentos, forma de agir e de tratar as pessoas. Seja gentil, prestativo, solidário e atencioso(a) com todos!

Palavras mágicas que devem constar no vocabulário de qualquer viajante:

"Por favor", "Com Licença", "Obrigado(a)" e "Desculpe-me". Elas facilitam a comunicação, evitam constrangimentos e aborrecimentos, demonstram o seu grau de educação e civilidade. E, mais importante, ajudam a abrir portas que até pareciam intransponíveis. Aprenda estas palavras em vários idiomas. Você será bem tratado em qualquer país, mesmo não dominando a língua.

"Senhor" e "Senhora" são formas de tratamento cerimoniosas que devem ser usadas com pessoas mais importantes ou não muito jovens; evite excesso de intimidade e apelidos.

No Hotel


Mantenha sempre a ordem e a limpeza dos seus aposentos; elas refletem a sua personalidade!

Trate com respeito e, acima de tudo, com educação as pessoas que direta ou indiretamente estão lhe prestando um serviço como: a arrumadeira, a telefonista, a passadeira, a recepcionista, o motorista, o mensageiro... e é de bom tom gratificá-los com uma gorjeta no último dia de sua estada.

Se tiver algum problema, nunca perca o controle emocional. Procure o gerente e tente resolver da melhor forma possível, sem alterar a voz, sem apelar aos palavrões, insultos ou humilhações. Nunca se esqueça daquele sábio dito popular:


"É conversando que se entende!".



 
Referência: curriculum.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :