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Carreira / Emprego - Burrice Profissional 

Data: 30/05/2007

 
 
Adoramos falar sobre líderes excepcionais e suas equipes trabalhando eficientemente juntos em direção ao crescimento da organização. Sim, esta é uma situação que toda empresa quer, e deve fazer o máximo para chegar o mais perto possível desta utopia. No entanto, a realidade não é tão simples. O que vemos na prática é muito conflito dentro das companhias, especialmente entre chefes e subordinados.

Então, o que você fará quando não estiver satisfeito com sua empresa ou seu chefe? Não importa quem está certo ou errado, o fato é que você pode tentar mudar as coisas desde que continue apoiando a empresa. No momento que você começa a agir contra a organização, imediatamente perde qualquer razão que poderia ter no conflito.

Em minha carreira vi vários casos nos quais, na adversidade, o profissional reage contra sua própria carreira e futuro na empresa, e isso é o que eu chamo de Burrice Profissional.
Estes são alguns dos erros mais burros que já vi:

1. Fingir que está trabalhando: seu chefe pode não perceber imediatamente que no instante que ele dá as costas você volta ao site de notícias esportivas. O problema é que seus resultados eventualmente mostrarão sua ineficiência, ou ainda pior, seus colegas não tolerarão trabalhar mais para cobrir suas atividades, e pode se espalhar uma notícia sobre como você está agindo.

2. Esquecer que a organização tem sistemas e segurança: o que você faz em seu computador provavelmente está sendo registrado, e as câmeras de segurança podem pegá-lo enrolando eternamente no cafezinho. Esteja certo de que um chefe obstinado usará todos os recursos da empresa para pegar você.

3. Confiar excessivamente em seus colegas: eles podem ser seus amigos, mas também tem suas próprias prioridades. Não diga a eles tudo que está em sua mente sobre seu chefe ou outros colegas, já que nunca sabe quando um deles usará a informação para seu benefício (o que também é errado, mas isso já é outra história).

4. Fechar as portas ao sair da empresa: se você sai da companhia ou é despedido em “bons termos”, cuide da sua reação. Uma vez tive que despedir um funcionário por redução de custos e ofereci a ele apoio com referências. Também afirmei que ele poderia ser recontratado em caso de novo crescimento da empresa. Infelizmente ele fez a opção de questionar a decisão dura e agressivamente. Isto me deu uma impressão final muito ruim dele. Mesmo que ele não tivesse planos de voltar, manter bons contatos e referências é importante para ter as portas abertas.

5. Achar que seu chefe não descobrirá (qualquer coisa de errado que você tenha dito ou feito): não corra este risco, os fatores que determinam se a informação chegará ou não até seu chefe são mais dos que você conseguirá controlar. Não faça coisas erradas, mas se fizer, o melhor é ser sincero e pedir desculpas antes que a informação corra.

Você não gosta do jeito que as coisas estão? Tudo bem, expresse suas opiniões, converse com seu chefe, sugira mudanças, peça demissão! Mas nunca vire as costas para a organização.

Para que fique claro: não quero dizer que você deve ser falso e contrariar seus princípios… quero dizer que enquanto você está em uma empresa, deve se esforçar para estar na melhor posição possível dentro dela, e se sair, deve garantir que sua rede de contatos estará de seu lado.



 
Referência: O gerente.com
Autor: Luiz de Paiva
Aprenda mais !!!
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