Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Aluguel - Fique de olho nas vantagens e desvantagens de administrar o próprio bem 

Data: 11/09/2008

 
 
O aluguel pode ser uma boa solução para quem tem uma casa ou um apartamento vazio. Além de obter uma renda extra, o proprietário evita gastos e preocupações com contas e manutenção. Contudo, nesta hora, é melhor terceirizar ou administrar o próprio bem?

De acordo com a gerente comercial da Lello Imóveis, Roseli Hernandes, cerca de 45% dos imóveis alugados na capital paulista estão sob os cuidados dos próprios donos, contra 55% que foram confiados a uma administradora. A principal vantagem de quem opta por cuidar do próprio imóvel é a economia com a taxa de administração paga à imobiliária. Este valor varia de acordo com a empresa escolhida, mas a média, segundo Hernandes, gira em torno de 8% do valor do aluguel.

Desvantagens
Apesar da economia, a gerente aponta o desgaste na relação entre proprietário e inquilino como uma das principais dores de cabeça na hora de cuidar do próprio bem. Além disso, ela ressalta que contratos mal elaborados podem trazer problemas mais para frente.

"Uma empresa tem condições de exigir e verificar a documentação entregue por inquilinos e fiadores com mais eficiência, o que acaba por prevenir problemas com inadimplência e processos de despejos. No mais, ela tem uma equipe especializada que vai cuidar da manutenção, de cobranças e, se preciso, acionar juridicamente o locatário", explica Hernandes.

A gerente também chamou a atenção para o fato de imóveis, cujas publicidades são feitas por profissionais, serem alugados em menor tempo.

"A empresa tem acordos com sites e jornais e o fato de anunciar muitos imóveis de uma vez faz com que o anúncio saia mais barato do que quando a pessoa decide anunciar por si. Além do que um apartamento ou casa anunciado por uma imobiliária demora, em média, 30 dias para ser locado. Quando a comercialização é feita pelo próprio dono, esse tempo sobe para 90 dias".

Dicas
Se, mesmo com eventuais dores de cabeça, você decidiu alugar e considerou mais vantajoso cuidar do próprio imóvel, a gerente da Lello dá algumas dicas:
  • Preste atenção na hora de elaborar o contrato. Não deixe brechas;
     
  • Fotografe seu imóvel. Caso precise entrar com uma ação judicial, por conta de modificações não autorizadas na propriedade, as fotos poderão ajudá-lo;
     
  • Cheque os dados de todos os envolvidos na negociação (locatário, cônjuge e fiadores).
     
  • Em hipótese alguma, abra mão de uma garantia (fiador, depósito ou seguro-fiança).


 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
SaúdeDetecção Precoce para o Câncer de Cólon e Reto
Ações / Bolsa de ValoresOwner earnings, o que é
AposentadoriaMil casos de fraudes com empréstimo consignado são registrados por mês
Ações / Bolsa de ValoresRecomendações: Conheça alguns dos termos mais usados pelos analistas
Defenda-seDeclaração Universal dos Direitos Humanos
Carreira / EmpregoUsa muito o telefone no trabalho? Veja como evitar problemas de saúde
Defenda-seConstituição Federal - Dúvidas freqüentes : » O que a Constituição Federal dispõe em termos da questão ambiental? (art. 225)
Turismo / ViagensCompra de moeda estrangeira fica mais simples e facilita vida de turista
Carreira / EmpregoComunicação é tudo! Veja perfis positivos e negativos de comunicadores
Cartão de créditoTarifas de cartões: instituições cobram taxas de anuidade disfarçadas