Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Motivação - Crença em si 

Data: 30/05/2007

 
 

Das várias dificuldades em relação ao desenvolvimento pessoal e profissional, a mais ferrenha delas é a falta de confiança em si. O ser humano prefere crer em boatos, possibilidades, fantasias, no vizinho ou no chefe. Enfim, em qualquer coisa, situação ou pessoa, menos em si. A sua crença em tal propósito é tão forte que lhe imprime mentalmente a triste sina mediante as chances oferecidas pela vida, restando-lhe alegar: “Comigo nada dá certo!”. Antes mesmo de caminhar em direção ao empreendimento, pois a desistência surge altiva, empunhando a bandeira do fracasso por antecipação e faz tudo parar, diminuindo a vontade, além de turvar a impressão acerca do potencial e do crescimento encontrados indistintamente em todas as pessoas.

Intimidado pela incapacidade de se observar e perceber o gigante adormecido, o homem se afunda nas areias da repetição e reproduz o que a sociedade sutilmente lhe ordena fazer, resultando em agir mecânica e limitadamente. Ele foge ao seu futuro promissor e se acomoda no presente sem esperança. Insista em você. Nunca imite. São idéias do pensador norte-americano Ralph Waldo Emerson, do século XIX. Por que é tão difícil acreditar em si? O que leva a maioria das pessoas a se menosprezar, em vez de se avaliar com honestidade? Seja qual for o resultado de uma auto-apreciação, ele sempre servirá de ponto de partida para qualquer jornada que se queira realizar. Sem ele, comprometemos o planejamento e a conseqüente execução. O que falta para alcançar tal objetivo?

É possível ponderar sobre a questão se considerarmos alguns fatores psíquicos relevantes, como o medo de arriscar devido ao modelo de educação recebido desde a infância: a manter-se medíocre diante dos fatos da vida (mais vale um pássaro na mão do que dois voando). Outro ponto é a pequena consciência sobre as próprias potencialidades disponíveis, obscurecendo a perspectiva do horizonte a ser conquistada. Porém, enxergar à frente não garante que tenhamos uma visão clara dos objetivos. Tê-los é uma outra condição. Com metas definidas é possível se encher de motivação para fazer o que deve ser feito. Além disso, outro item é a persistência, pois sem ela é impossível se manter na rota escolhida e, portanto, é possível perder todo o trabalho empreendido. Decorre que, derrotar o vírus do imediatismo não é apenas recusar esse tal modismo contemporâneo, é, sobretudo, manter-se firme na crença de que você é capaz de vencer se lutar com as ferramentas adequadas. Crença em si é a mais poderosa delas. Você é o que acredita ser.

Olhe para a sua vida neste momento e responda se, por acaso, não foi você que se colocou nesse lugar, mas considere se há bem-estar ou não na condição atual. Pois só você define em que ponto quer chegar e nele se manter, ninguém mais poderá determinar questões tão importantes. Seja sincero e supere o auto-engano aos poucos. Nós podemos ser o maior inimigo de nós mesmos.

Acredite pelo menos que é possível ser mais do que é por hora nem que você não queira sê-lo. É um direito singular. Entretanto, não lance culpa sobre qualquer ponto sem antes avaliar a sua participação. E, caso se depare consigo nessa investigação, decida se fará alguma coisa que esteja além do seu habitual para mudar. Crer em si é resultado da inquietação, luta, conhecimento, autoconfiança, tentativa, persistência e crescimento.



 
Referência: clientesa.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Ações / Bolsa de ValoresDividend Yield: conheça como ganhar mais no mercado de ações
Carreira / EmpregoO que as empresas buscam nos jovens profissionais?
Carreira / EmpregoLíder deve ficar atento para que alta rotatividade não impacte restante da equipe
Investimentos / FundosSeu futuro começa hoje
Carreira / EmpregoComo se tornar uma referência em seu mercado de atuação
SegurançaPara garantir um feriado tranquilo, dê atenção à segurança no condomínio
Carreira / EmpregoSeu melhor amigo virou seu chefe. Como encarar esta nova realidade?
Modelos de documentosAta de Assembléia - Reunião entre Sócios de Sociedade Limitada
Carreira / EmpregoComo você vem “se comunicando” com o seu poder de escolha?
AposentadoriaEstou há alguns anos sem contribuir com o INSS e pretendo regularizar essa situação para me aposentar. Como devo fazer?