Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Filhos - Planejamento de férias: momento para ensinar ao seu filho o que é investimento 

Data: 30/07/2008

 
 
Faltam quatro meses para as férias de julho e você sequer pensou em qual será a diversão de sua família, afinal, ainda é cedo para isso, não é? Pois saiba que está perdendo uma grande oportunidade de ensinar às crianças o que é investimento.

De acordo com a consultora financeira Eliana Bussinger, assim que a criança começa a contar é preciso ensinar o que é o dinheiro. O investimento, porém, deve ser ensinado com a noção do futuro, que pode ser passado por meio do planejamento das férias.

"A partir dos oito anos, quando a criança começa a ter férias, tem que saber que precisa guardar dinheiro. É passada a noção de poupar. Tem que saber que férias, em alguns momentos, não cabem no salário de um mês", afirmou.

Outros conceitos
Mas falar de poupar e investir deve ser feito em um momento de paz. "Jamais fale com as crianças quando houver um desacerto, porque aí o problema não será o dinheiro, por mais que pareça ser, mas o estresse", disse.

Outro ponto interessante é nunca associar o dinheiro às coisas ruins. "Tem que ensinar que ele traz liberdade de escolha". Para onde quer ir nas férias? Qual hotel vai ficar? É o dinheiro que proporciona!

Eliana ainda disse que, quando as crianças são incluídas no planejamento do futuro elas se tornam grandes fiscais. "Elas perguntam: e o computador que tinha prometido? Porque está gastando com isso, se tinha que guardar para aquilo?".

Oportunidades
Algumas situações diárias privilegiam o ensinamento sobre investimento. "Quando ligar a TV e ouvir que a Bolsa caiu ou subiu, ensine a eles o que é isso. Quando receber o jornal, veja a manchete e comente com eles. Espalhe revistas e livros sobre o assunto pela casa".

Tenha em mente, porém, que as crianças não vão parar para ter uma aula de investimento. É preciso criar situações para que elas se interessem e conheçam alguns conceitos. Dentre eles, os que devem ser passados para os filhos, de acordo com Eliana, são os seguintes:
 
  • Dinheiro é uma fonte de conquistas;
     
  • Dinheiro vem da disciplina para estudar, para ter um diferencial competitivo no mercado de trabalho;
     
  • Dinheiro vem do suor, de um passo-a-passo;
     
  • Dinheiro deve ser poupado. "Não dá para ter tudo sempre!", mesmo porque é preciso ter consciência ecológica e o consumo exagerado vai contra a preservação do meio ambiente;


  •  
    Referência: -
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :