Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - O gerente é o exemplo 

Data: 08/11/2007

 
 

A mais fundamental missão de um gerente é, sem dúvida, a de educar, no sentido amplo da palavra. Pode parecer piegas, mas o líder tem de assumir, muitas vezes, o papel de “pai” e “mãe” de sua equipe. E assim acabar reforçando a educação, a formação do caráter e consolidar princípios morais e éticos.

É muito mais do que somente ensinar o vendedor a vender. É preciso, muitas vezes, ensiná-lo a se portar como ser humano, a conviver na comunidade, a se tornar um bom marido, pai e cidadão. As pessoas passam a maior parte de suas vidas no ambiente de trabalho. Se não for transmitido nada durante esse período, nada acontecerá. As pessoas não poderão mudar se nada for feito para educá-las ou reeducá-las.

Contudo, o processo de educação depende de um fator importante: nenhum vendedor acreditará naquilo que seu líder diz se não observá-lo praticando aquilo que prega. Muitos executivos de vendas passam o tempo todo cobrando alguns padrões de desempenho e atitudes de seus vendedores, sendo que eles próprios não os praticam.

Cobram mais entusiasmo e maior dedicação, mas acabam demostrando má vontade para com a organização. Exigem energia do vendedor, atenção com o cliente, mas são os primeiros a não ostentar energia vital e a mostrar desatenção com os clientes. Na realidade, uma equipe de vendas é a “cara” de seu líder.

O líder de vendas será sempre o modelo que inspirará comportamentos e atitudes das pessoas que formam sua equipe. Seus vendedores acabam por “imitá-lo” nos mínimos detalhes e acabam sendo tudo o que esse líder transmite e vive, tanto no aspecto positivo quanto no negativo.

A equipe, como um todo, espera de seu líder padrões superiores de desempenho. Esperam que ele seja o melhor vendedor, o melhor amigo, o mais culto, o mais informado, o mais conhecedor do produto ou serviço, o mais simpático e o mais controlado. O líder tem a dura responsabilidade de não poder falhar, não poder frustrar as expectativas da equipe, sob pena de perder a confiança dela.

Em síntese: o líder de vendas é o centro das atenções de toda equipe o tempo todo e em todo lugar. É o exemplo constante de atuação. Nesse caso vale a máxima: existem somente três formas de ensinar: com exemplos, através do exemplo e pelo exemplo. Não é para qualquer um.



 
Referência: lideraonline.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :