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Franquia / Franchising - Brasil ocupa 3º lugar em ranking de países que atraem franquias internacionais 

Data: 30/07/2008

 
 

Abertura para novos conceitos, tamanho do mercado, facilidade de entrada de redes, barreiras legais e envolvimento governamental. Esses foram os critérios utilizados pela IFA (Associação Internacional de Franchise) para selecionar os países mais atraentes para marcas internacionais de franquias que desejam expandir. Desta vez, o Brasil ficou em terceiro lugar, empatado com Canadá e Japão, que receberam 1,8 ponto cada.

Em primeiro lugar, ficaram Estados Unidos e Inglaterra, com 1,4 ponto (a escala vai de 1 a 4 pontos e, quanto mais baixa a pontuação, melhor o resultado). Já em segundo estão Irlanda, Suécia, África do Sul, Turquia e China, com 1,6 ponto cada. A lista foi apresentada na 48ª Convenção da IFA, que aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos.

"Há cerca de quatro anos, o Brasil ocupava o 24º lugar e, agora, pode comemorar o fato de estar entre as dez nações mais atraentes", afirma o fundador da Consultoria Rizzo Franchise, Marcus Rizzo, que esteve no evento e relatou à InfoMoney os motivos que levaram o País a avançar em nível mundial.

O caminho percorrido pelo setor
Antes, as franquias internacionais enfrentavam dificuldades para enviar royalties ao exterior. Há cinco anos, esse empecilho não existe mais, graças a mudanças implantadas pelo governo. Quanto às barreiras legais, a nota ruim que costumava ser dada ao Brasil tinha como base a falta de uma legislação específica para o franchising, que hoje também já existe.

As altas taxas que as redes de franquias tinham de pagar para importar equipamentos e mobiliário e, em menor escala, produtos constituíam outra barreira. Isso também melhorou de cinco ano para cá, na avaliação de Rizzo. "Elas tinham que adaptar equipamentos, mobiliário e produtos, em detrimento do padrão que as franquias devem seguir", afirma.

Entretanto, a dificuldade de importar produtos e equipamentos imprimiu uma vantagem ao País, que se tornou um grande fornecedor das franquias. "Nossa indústria é madura e competitiva o suficiente para exportar. Por exemplo, a Burguer King e a Mail Boxes, Etc são duas redes estrangeiras que, quando chegaram, começaram a credenciar fornecedores para as unidades brasileiras. Porém, estes passaram a fornecer também para as unidades do exterior."



 
Referência: -
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