Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Cartão de crédito - Razões para usar cartões de crédito 

Data: 04/12/2008

 
 

As compras a crédito oferecem muitas proteções na transação e outros pequenos benefícios, que a maioria das pessoas não costuma usar. No entanto, é importante que não use o cartão de crédito até ficar em dívida só para ter estes benefícios.

Já foram mostradas aqui algumas formas de utilização correta dos cartões de crédito, porque existem situações em que usar o pagamento a crédito pode trazer vantagens relativamente ao pagamento em dinheiro. Na verdade o cartão de crédito só passa a ser um problema grave quando você tem de pagar juros e entra em dívida.

Alguns dos benefícios dos cartões de crédito incluem:

  • Resolver disputas com vendedores em devoluções de dinheiro.
  • Proteção contra roubo ou estragos dos artigos comprados.
  • Oferecer dinheiro de volta.
  • Oferecer milhas de viagens de avião.
  • Oferecer estadias em hotéis.

Se jogar o jogo dos cartões de crédito corretamente, conseguirá algumas preciosidades que não estava à espera. Informe-se junto da entidade bancária que lhe fornece o serviço, muitas vezes eles têm sites exclusivos para os aderentes aos cartões de crédito, só com os acordos que têm com lojas de roupa, perfumes, clínicas, oficinas, seguradoras, etc.

Os problemas na utilização com benefícios aparecem quando alguma das situações seguintes se manifesta.

Tem um balanço negativo no cartão de crédito

Existe uma percentagem elevada de pessoas que não pagam totalmente as compras que fazem a crédito, e são estes os principais clientes responsáveis pelas receitas dos bancos.

Embora estas entidades financeiras também ganhem dinheiro com as taxas que aplicam aos comerciantes de cada vez que usamos o cartão de crédito, esse valor é irrisório quando comparado com o dinheiro dos juros que os devedores têm de pagar.

Não reclama as recompensas dos cartões

De nada serve ter recompensas e descontos com o seu cartão de crédito se nunca os reclama. Existe também uma percentagem elevada de pessoas que não usa as milhas que ganhou ou os pontos acumulados no cartão de crédito.

Não conhecem os benefícios dos cartões de crédito

Quando se recebe um cartão de crédito em casa, ele vem normalmente com vários folhetos que explicam as vantagens, mostram as parcerias, os descontos, as viagens, tudo aquilo que eles conseguiram para atrair e manter os clientes. Normalmente estes folhetos vão logo para o lixo, por isso a pessoa fica na ignorância de tudo aquilo que podia beneficiar.

Aqui ficam algumas das vantagens que os cartões de crédito lhe permitem ter:

  • Resolução de disputas, quando as transações correm mal é possível recorrer às entidades financeiras para que eles possam intervir na resolução do problema. Estas entidades têm um raio de ação internacional, pelo que, mesmo em transações entre países diferentes podem ser solucionadas mais facilmente recorrendo às empresas fornecedoras de cartões de crédito.
  • Proteção contra roubo. O pagamento em cheque ou cartão de débito abre uma porta para a sua conta bancária, e se desaparecer algum dinheiro por alguns destes meios de pagamento a recuperação é muito complicada. Os cartões de crédito têm mecanismos de prevenção contra o roubo, o que lhe permite reportar o desaparecimento e utilização indevida por outra pessoa, sendo que nestes casos o banco cancela imediatamente essas transações e tudo fica resolvido.
  • Empréstimos sem juros. Praticamente todos os cartões de crédito permitem que gaste dinheiro adiantado sem ter de pagar juros. Só quando não cumpre o prazo de pagamento em tempo útil é que começa a pagar juros pelo empréstimo. Mas se for organizado e não gastar mais do que devia, nunca deverá ter problemas.
  • Seguros. Muitos cartões de crédito trazem seguros gratuitos, o mais comum é o seguro em viagens. O que acontece aqui é que, por desconhecimento, as pessoas acabam por comprar um seguro de viagem às operadoras turísticas, porque não sabiam que tinham direito a usufruir dessa regalia do seu cartão de crédito.

Para aproveitar tudo o que viu aqui, siga estes três passos simples:

  1. A primeira coisa a fazer é informar-se no seu banco quais são as vantagens que lhe são oferecidas com o cartão de crédito que tem atualmente.
  2. Depois deve aprender como usar corretamente o cartão de crédito.
  3. No fim só tem de aproveitar para poupar dinheiro e viver feliz para sempre…


 
Referência: poupardinheiro.info
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Finanças pessoaisQuando o problema é a falta de objetivo
VendasClientes inativos: A importância da informação preventiva
Modelos de documentosTentativa de representação
Investimentos / FundosConstrução do patrimônio: é preciso economizar e investir
Carreira / EmpregoVeja como ser um bom colega de trabalho, sem deixar de cumprir suas metas
Carreira / EmpregoÉ fácil ser um grande líder?
Investimentos / FundosA personalidade reflete no perfil de risco dos investidores?
Finanças pessoaisSeu dinheiro: aprenda a cortar os custos
ConsumidorGarantia: veja o que diz a lei sobre as garantias de produtos
Defenda-seConstituição Federal - Íntegra da lei : » Título V - Da defesa do Estado e das instituições democráticas »»» Capítulo III - Da segurança pública