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Negócios / Empreendedorismo - Treinamento de pessoas – reflexão e cuidados 

Data: 03/01/2008

 
 

É cada vez maior o número de organizações e indivíduos que buscam o aprimoramento pessoal, profissional e institucional. É imperativo essa busca por instrumentos, ferramentas e técnicas para um melhor posicionamento, uma melhor atuação.

Esse fato se dá, entre tantos outros motivos, em função:

  • Do enfrentamento da competitividade e das adversidades do mercado.
  • Da consonância que se deve ter com o mercado (até por uma questão de sobrevivência).
  • De curiosos, consumidores e clientes cada vez mais exigentes e profissionais.
  • De turbulências e incertezas internas e externas.
  • Do correto posicionamento diante da concorrência que também procura – quase sempre sem alardes – o aperfeiçoamento que necessita.


É utópico o desejo de participar de um mercado (de pessoas e organizações) tão competitivo e seletivo de forma aleatória, sem um posicionamento e um planejamento estratégico, sem profissionalização em todos os níveis, sem estar munido de informações e conhecimentos amplos.

Em razão disso, uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento humano e empresarial – e que cada vez mais vem sendo utilizado – é, sem dúvida, o treinamento. Pessoas continuarão sendo o grande diferencial para qualquer empreendimento.

Entretanto, não se deve apenas "comprar" treinamentos teóricos com pequena ou quase nenhuma aplicabilidade prática, apenas para engordar o currículo ou ainda para justificar a aplicação de uma verba que está “sobrando” no orçamento.

Treinamento não é sinônimo de passatempo nem é pacote. Deve ser encarado como um grande investimento e deve ser sob medida, atendendo necessidades. As pessoas e as organizações devem atentar seriamente para isso.

É necessário rigor de critérios ao selecionar e contratar instrutores e/ou empresas para os treinamentos. É obrigação verificar: idoneidade de todos os envolvidos, currículo do consultor/instrutor (checando a formação acadêmica, o conhecimento teórico, a experiência prática e os resultados relevantes obtidos de suas atividades profissionais, o tempo de atuação no mercado, a sensibilidade aos valores culturais da localidade, etc.)

É preciso também observar a relação de pessoas e empresas atendidas e o nível de satisfação delas durante e pós-treinamento, o local onde será ministrado o treinamento (instalações, segurança, facilidade de acesso, estacionamento), avaliação da carga horária em função do conteúdo programático a ser ministrado, o número de participantes (nossa experiência recomenda para cursos de curta duração, teórico ou prático, um número máximo 20 pessoas por turma).

Além disso, é importante analisar a homogeneidade do perfil dos treinandos, recursos audiovisuais e didáticos utilizados, análise do preço cobrado (na maioria das vezes a opção pelo mais barato sai muito caro), coffee-break oferecido, estrutura de apoio (pessoas envolvidas, ações futuras, comprometimento), processo de avaliação (durante e após o treinamento).

Após verificar com a exigência precisa as orientações acima, ficará mais fácil decidir qual rumo tomar para não perder tempo, dinheiro e conhecimento correto já adquirido.



 
Referência: lideraonline.com.br
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Abaixo colocamos mais algumas dicas :