Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Cambio - Investir em câmbio vale a pena? 

Data: 02/01/2008

 
 

Economistas acham arriscado apostar na compra de moeda estrangeira no Brasil, tão estável atualmente

Por André Carbone


Reportagem dada pelo IGF.
Link original do artigo: http://guiadasemana.uol.com.br/noticias.asp?/VIAGEM/SAO_PAULO/&a=1&ID=23&cd_news=33939&cd_city=1


Você vai à casa de câmbio e troca seus reais por dólares em baixa. Aposta na alta do dólar ou na inflação brasileira e depois troca novamente na mesma casa de câmbio os dólares por reais. Parece simples, mas investir em uma moeda estrangeira hoje não é tão aconselhável.

Só se ganha muito dinheiro com o investimento em câmbio se, do dia para a noite, a moeda brasileira sofrer uma desvalorização, algo difícil de acontecer, segundo os economistas.

 "Nos últimos anos é uma das piores aplicações que se pode fazer, principalmente com o dólar. Antigamente valia a pena se você tinha uma dívida em dólar, mas hoje não há motivo para isso. Pelas análises, pelo risco país, pelo crescimento do Brasil, é bobeira apostar no ´se´. Para ganhar 5 ou 10%, há aplicações nacionais muito mais seguras que o câmbio", disse Alexandre Lignos, responsável pela IGF Finanças Pessoais.

"Hoje a taxa de câmbio apresenta muita incerteza e risco. Existem problemas como o próprio dólar, que está fraquejando no plano internacional, e também não se sabe até que ponto o crescimento do nosso superávit profissional chegará ao limite e começará a descender ou não. Vendo em conta o risco, o investimento em câmbio hoje é de médio prazo", afirmou Paulo Sandroni, economista e professor de administração da Fundação Getúlio Vargas.

 Hoje, trocar o real por moeda estrangeira é interessante somente no caso de viajar para outro país. No momento em que você troca o dinheiro, pode ou não exigir o dinheiro estrangeiro em espécie. Por causa de roubos e falsificações, o banco evita ao máximo o dinheiro em espécie. Para o viajante também é interessante o cheque de viagem (traveler´s check), porque em caso de perda ou roubo, o banco irá ressarcir o valor.

Em valores acima de US$ 3 mil, é obrigatório o contrato de câmbio, documento que formaliza a operação. Nele constam informações relativas à moeda estrangeira que uma pessoa está comprando ou vendendo, à taxa contratada, ao valor correspondente em moeda nacional e aos nomes do comprador e do vendedor.

Uma aposta do investidor de câmbio é em a moeda estrangeira que esteja em baixa e possa se valorizar no futuro. Se o dólar e o euro aparentam estar estáveis, há uma moeda em particular que está em pleno crescimento: a chinesa. A China cresce mais de 11% ao ano e o Renminbi, sua moeda, está cada vez mais valorizada. Mas será que é interessante apostar em compra de yuans (unidade do Renminbi) agora e depois trocá-los por reais no futuro?

"Para investir em outra moeda acho que você tem de conhecer todo o histórico dela. Eu sempre digo que os maiores gurus são os que quebram as maiores empresas. Então se quiser investir em outra moeda porque realmente a conhece profundamente, você vai ser um dos poucos privilegiados e se dar bem com isso", alertou Lignos.

"Não vejo moeda alguma interessante para se investir hoje. O acúmulo de reservas no Brasil hoje é muito alto, de US$ 180 bilhões. É uma quantia respeitável, que faz com que a taxa de câmbio do real esteja valorizada. E interessa ao governo conter a inflação. Portanto a possibilidade de valorização de moeda estrangeira para o investidor de câmbio no Brasil não deve acontecer a curto prazo", falou Sandroni.

Fontes:

Banco Central do Brasil
www.bcb.gov.br

Alexandre Lignos
IGF Finanças Pessoais
Telefone: (11) 2843-4525

Paulo Henrique Sandroni
Professor de administração da Fundação Getúlio Vargas
E-mail: paulo.sandroni@fgv.br



 
Referência: Guia da Semana
Autor: André Carbone
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Finanças pessoaisAdequar-se aos preceitos da sustentabilidade é mais fácil e barato do que parece
Carreira / EmpregoCresça e apareça, sem subir na hierarquia
Carreira / EmpregoQuem tem perfil de vendedor pode sair na frente
Carreira / EmpregoVocê sabe o que é empowerment? Ele pode ajudar a sua carreira!
Carreira / EmpregoQuem é quem? Confira dicas para saber em quem confiar no trabalho
Carreira / EmpregoDiferença entre homens e mulheres enriquece equipes
Finanças pessoaisAplicar o dinheiro pode ser alternativa a gastos
Carreira / EmpregoLíder: 10 dicas para o profissional ser admirado e respeitado pela equipe
Carreira / EmpregoAprimoramento profissional: e-learning é diferencial para o currículo
Investimentos / FundosDívida externa: saiba como funcionam e como investir