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                                                    Carreira / Emprego - Profissional: para ter mais autonomia no uso da internet, conheça alguns termos! 
  
                                             
                                                    Quando há um problema no seu computador, no ambiente de trabalho, você logo pede 
ajuda ao profissional de tecnologia. O colega ainda é consultado quando o 
assunto são alguns termos básicos do mundo da informática. Para não criar certo 
desentendimento, ou não atrapalhá-lo a todo o momento, o melhor é que você se 
prepare para entender mais sobre o tema.
 Comece com alguns termos da tecnologia. Worms, Cracker, Spammer 
e outros são desconhecidos por quem não é da área. O fato de não ter realizado 
nenhum curso, no entanto, não deve impedi-lo de buscar essas informações.
 
 Glossário
 Para ajudá-lo, abaixo estão alguns termos disponíveis no site Internet Segura 
(www.internetsegura.org). Conheça-os para evitar também ataques virtuais, e 
conflitos com o pessoal de TI da empresa.
 
	Evite problemasAdware: qualquer aplicativo no qual são exibidos banners de propaganda 
	durante a execução do programa.
Cavalo de Tróia: programa, normalmente recebido como um "presente" (por 
	exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que 
	além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também 
	executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do 
	usuário.
Certificação digital: documento eletrônico de identificação que permite 
	comprovar a identidade de uma pessoa, empresa ou site, para assegurar as 
	transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados.
Chave: um entre todos os valores possíveis que podem ser aplicados ao 
	texto simples com um algoritmo de criptografia para gerar texto codificado, 
	ou vice-versa.
Cracker: pessoa que faz tentativas de quebrar a segurança de um sistema 
	com a finalidade de invadir ou roubar informações.
Criptoanálise: ciência de análise e decodificação de comunicações 
	seguras.
DNS (Sistema de Nomes de Domínio): um banco de dados distribuído usado 
	para correlacionar endereços IP com nomes de host. O DNS também possui 
	informações para troca de e-mails.
e-CPF e e-CNPJ: é identificação eletrônica da pessoa física e jurídica.
Endereço IP: o endereço de 32 bits que identifica de maneira exclusiva 
	um nó em uma rede IP.
Engenharia Social: uso de mentiras, fraudes, representação e 
	engenhosidade verbal para induzir usuários legítimos a divulgar segredos.
Firewall: um ou mais filtros e gateways de pacotes que blindam as redes 
	confiáveis "internas" das redes não-confiáveis "externas", tais como a 
	internet. 
HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto): protocolo de camada de 
	aplicativos usado para distribuir texto, gráficos, sons, filmes e outros 
	dados através da WWW, com a interface intuitiva de hipertexto de um 
	navegador de Web. 
IP (Protocolo de Internet): junto com o TCP, um dos protocolos mais 
	fundamentais das redes TCP/IP. O IP é responsável pelo endereçamento e pela 
	distribuição de datagramas pela Internet.
Java: uma linguagem orientada a objetos que permite o desenvolvimento de 
	aplicativos independentes de plataformas.
Negação de Serviço (DoS): interrupção de serviços de internet ou de IP 
	por uma inundação de tráfego falso que entope a rede do provedor. SYN Flood, 
	Ping o' Death e Ping Flooding são alguns exemplos de ataques de Negação de 
	Serviço.
Phishing: às vezes chamado de carding ou brand spoofing, é um golpe no 
	qual o autor distribui e-mails com aspecto legítimo, aparentemente vindos de 
	alguns dos mais importantes sites da Web, com a intenção de roubar 
	informações particulares e obter acesso às contas bancárias ou aos serviços 
	por assinatura da vítima.
SPAM: é uma mensagem de e-mail não-solicitada. Do ponto de vista do 
	remetente, é uma forma de mala direta, muitas vezes enviada a uma lista 
	obtida através de um spambot, ou a uma lista obtida por empresas 
	especializadas em criar listas de distribuição de e-mail. Para o 
	destinatário, normalmente se trata de lixo eletrônico.
Spambot: é um programa projetado para coletar, ou "colher", endereços de 
	e-mail na internet para criar listas de envio de e-mail no sentido de enviar 
	mensagens não-solicitadas.
Spyware (Programas Espiões): são tecnologias que auxiliam na coleta de 
	informações sobre uma pessoa ou empresa sem seu conhecimento. Na internet 
	(onde também são conhecidos como spybots ou software de rastreamento), os 
	programas espiões são códigos inseridos no computador de uma pessoa para 
	coletar secretamente informações sobre o usuário e enviá-las a anunciantes 
	ou outras partes interessadas.
SSL (Secure Sockets Layer): camada de segurança intermediária entre as 
	camadas de aplicativos e de transporte. A SSL protege discretamente os 
	protocolos da camada de aplicativos (tais como o HTTP, para o qual ela foi 
	concebida inicialmente) e de dados, com pouco esforço por parte do 
	desenvolvedor de aplicativos.
Worms: um programa capaz de se propagar automaticamente através de 
	redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente 
	do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou 
	arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua 
	propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou 
	falhas na configuração de softwares instalados em computadores. 
WWW (World Wide Web, ou "Rede Mundial"): uma visão coesa e intuitiva da 
	internet através de muitos protocolos, especialmente o HTTP. Para evitar alguns desentendimentos com a pessoa responsável pelo setor 
tecnológico no ambiente de trabalho, o primeiro passo é atentar às senhas. Nada 
de colocar palavras básicas e a data de nascimento. Além disso, aprenda a não 
abrir e-mails desconhecidos e a bloquear a máquina quando sair para o almoço.
 
 Você ainda evitará problemas ao salvar os documentos não apenas no programa que 
usa, mas em pastas compartilhadas no sistema da empresa, se forem muito 
importantes. Neste caso, será preciso contatar a área de suporte, para que 
ajudem na criação da pasta.
 
 
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