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Carreira / Emprego - Como saber lidar com as conversas difíceis 

Data: 10/10/2007

 
 

Quanto mais responsabilidade adquirida, maior a dificuldade em administrar conversas difíceis, afirma especialista americano

    Conversar bem é uma arte denominada por poucas pessoas. Engana-se, porém, quem pensa que as pessoas ansiosas ao falar, principalmente quando as conversas são consideradas difíceis, não podem chegar ao patamar do "bom falante". Basta aprender a lidar com o obstáculo, uma técnica que pode ser exercitada desde casa. É o que afirmou o consultor norte-americano Douglas Stone, co-autor de "Difficult Conversations, ou Conversas Difíceis", traduzido para 19 idiomas, e renomeado palestrante na Harward Law School (Estados Unidos), em evento promovido pela HSM Management, em São Paulo.

    Para ele, as conversas difíceis rondam todos os departamentos e hierarquias. Afirmou que a maioria das pessoas acredita que ao subirem hierarquicamente, elas ficam para trás. "É um engano, pois quanto mais responsabilidade adquirida, maior a dificuldade em administrar diálogos difíceis", enfatizou, ao lembrar que o segredo para se dar bem está em saber dominar a ansiedade, ter informações suficientes pata tomada de decisões e saber como se comportar em situações e conversas nada favoráveis.

    De acordo com o palestrante, saber dosar a voz interna com os sons externos garante o sucesso em um diálogo supostamente complicado. "É preciso sincronizar nosso entendimento com o outro, sem esquecer de darmos atenção à voz interna, ou seja, aquela que funciona como uma pequena emissora de rádio dentro de cada um", destacou.

    Para exemplificar, pediu que duas pessoas lessem, simultaneamente, matérias diferentes de jornais. A idéias era que, com a mistura das vozes, ninguém entendesse o que falavam. "Quando uma pessoa está falando, vocês ouvem duas vozes: a da pessoa e a sua, interna. Por isso, prestem atenção na segunda. Quanto maior a brecha entre o que pensamos e dizemos, maior a dificuldade de entendimento, pior a explanação, péssima a vivência", enfatizou.

Fórmula

De acordo com Stone, a lida correta com os desafios depende de saber:

- Superar diferenças - Em um ambiente coletivo, ser curioso não significa achar que o outro está certo, e sim entendê-lo.

- Gerenciar o fluxo de informações - Visualize como e quando as informações são importantes e, principalmente, de onde elas surgem. É importante, também, saber qual sua contribuição em um ambiente coletivo. Stone ensinou que não se pode apontar os defeitos dos outros sem apresentar a causa deles nem se isentar de atitudes passadas. "As conversas difíceis aparecem de opiniões e pressupostos. Por isso, saiba a base de sua informação para, depois, propagá-la corretamente", afirmou.

- Dar más notícias - Exige cuidado redobrado, já que o autor da informação pode sofrer, inconscientemente, uma retaliação. "Divulgar uma notícia ruim compromete nossa imagem. Não conseguimos ver nossa expressão, o que significa dizer que, nessas horas, precisamos aprender a nos comportar, principalmente se estivermos ocupando cargos de grande importância", ensinou.



 
Referência: CRA impresso
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