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Banco / Cheque / Conta - Problemas com os bancos? Veja como evitá-los 

Data: 30/05/2007

 
 
É verdade que problemas entre bancos e clientes existem e também que eles são muitos. Encerramento de contas sem pedido, débitos posteriores ao fechamento ou valores cobrados indevidamente. Estes são alguns dos erros mais comuns cometidos pelas instituições.

No entanto, você sabia que pode evitar estes problemas? Veja abaixo as dicas da Pro Teste sobre como largar na frente e se prevenir, antes mesmo de entrar em conflito com a instituição, para que sua relação com ela se torne cada vez mais forte e com mais vantagens.

Largue na frente!
Veja abaixo quais atitudes pode tomar para não ser alvo de falhas de atendimento dos bancos:
  • Evite emitir cheques pré-datados, para que eles não sejam depositados antes do prazo combinado.
     
  • Preencha de maneira legível os envelopes de depósitos, os quais ajudarão na identificação de valores, em casos que for preciso comprovação.
     
  • Depois de retirado os comprovantes do caixa, sempre tire uma cópia, já que eles costumam apagar com o tempo.
     
  • Não aceite venda casada, prática em que lhe é oferecido um serviço somente mediante aquisição de outro.
     
  • Nos saques em caixas eletrônicos, tome cuidado ao digitar as senhas.
     
  • Por fim, evite a clonagem do cartão de crédito ao não permitir que o plástico seja usado por outra pessoa em um terminal.
Encerramento de conta
Para encerrar a conta, a melhor coisa a fazer é se programar. Verifique se ainda existem financiamentos e cheques pré-datados na praça, o que tornará o processo mais longo, e qual o procedimento padrão a ser tomado com o banco. Quando for possível o encerramento por telefone, não se esqueça de anotar o dia, hora e o número do atendimento.

Depois disso, deixe na conta o saldo suficiente para quitar os débitos com cheques e outras contas que ainda serão descontadas. Informe que não utilizará mais talões de cheques e cartões e, o mais importante, devolva-os. Não esqueça de informar que não utiliza mais a conta, caso isso não aconteça, haverá continuidade da cobrança de tarifas.

Os débitos automáticos devem ser cancelados. Informe para a prestadora de serviço que a conta a ser debitada mudou. Desta maneira, você evitará que débitos sejam realizados após o encerramento da conta.

No caixa automático
Alguns erros de valores podem acontecer no caixa automático, como quando a quantia creditada for menor do que a depositada. Neste caso, o melhor é fazer uma reclamação por escrito ao banco, com o comprovante de depósito e o valor na conta. Se a conta ficou negativa por causa do erro, o banco não pode cobrar juros.

Outro engano que pode ocorrer é quando o pagamento foi feito no caixa, mas houve erro no sistema e ele não pôde ser efetuado. A instituição deve pagar os valores e ainda eventuais encargos cobrados. Sempre tire o extrato da conta se houver dificuldade em conseguir o comprovante de pagamento.

Em alguns casos, um saque que o cliente não fez é debitado da conta. A primeira coisa a ser feita, nesta situação, é confirmar se o cartão foi roubado, o que indicará que você deve informar o banco sobre o caso. Bloqueie o cartão e anote o número do protocolo. Nos demais casos, a responsabilidade pelo saque é do próprio cliente.

Cheque especial
Os bancos podem escolher a quem concederão determinados benefícios e é por isso que somente eles determinam os limites dos cheques especiais de seus clientes. A diminuição deste limite acontece quando o consumidor utiliza muito o valor e não arca com as dívidas.

Quando o limite for reduzido, os consumidores deverão ser avisados com um prazo de 30 dias de antecedência, no mínimo. Quando o limite é diminuído sem aviso-prévio, você deve reclamar, por escrito, ao gerente do banco e exigir os valores anteriores.

Ainda neste caso, se algum cheque for devolvido, o cliente pode exigir que o banco seja responsabilizado e arque com os custos, além de haver possibilidade de indenização.


 
Referência: febraban.org.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :