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Economizar / Poupar - Marca própria: antes da compra, vale pesquisar preço frente à concorrência 

Data: 16/08/2007

 
 
Os produtos de marca própria - aqueles com o nome da rede de supermercado ou da loja onde são vendidos - estão ocupando cada vez mais espaço na despensa dos brasileiros, atingindo no ano passado 5,5% no faturamento desses estabelecimentos.

Grande parte desse sucesso se deve à idéia de que a escolha por itens de marca própria é sinônimo de economia, já que alguns deles podem ser bem mais baratos do que os convencionais. No entanto, isso depende muito do produto escolhido; a dica é pesquisar preços antes da compra!

Vantagens na cesta básica
Quando se trata dos componentes da cesta básica, a diferença de preços fica bastante evidente: no caso do arroz, pode chegar a mais de 40%, enquanto no do feijão, atinge pouco mais de 10%, conforme mostra a tabela abaixo, que traz também outros itens:

 
Item Preço Variação
Marca Própria Marca Convencional MP X MC
Arroz (5 Kg) R$ 7 R$ 10 42%
Feijão (1 Kg) R$ 2,20 R$ 2,40 9%
Açúcar R$ 1 R$ 1,35 35%
Farinha de trigo R$ 1,40 R$ 1,50 7,14%
Farinha de mandioca R$ 1,50 R$ 1,70 13,3%
Extrato de tomate R$ 2 R$ 2,35 35%
Óleo de soja R$ 2 R$ 2,10 5%
Salsicha R$ 2,15 R$ 2,60 21%
Sal R$ 0,65 R$ 0,90 38,5%
Pão de forma R$ 2,30 R$ 2,40 4,35%
Margarina R$ 2,15 R$ 2,30 7%
Sabão em pó
(500 g)
R$ 2 R$ 3 50%
Água sanitária R$ 1,70 R$ 1,85 8,9%

Nem sempre marca própria é vantajosa
Vale ressaltar que essa variação nos valores cobrados ocorre entre um produto de marca própria e outro com preço imediatamente inferior a ele. A tendência, porém, já não é observada quando se faz uma comparação com um líder de mercado, como explica o coordenador de varejo do Comitê de Marcas Próprias da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Marco Antônio Quintarelli.

"Produtos commodities, como açúcar, leite ou óleo, têm descontos menores porque a negociação de seus valores é internacional. Já os outros, que são negociados na indústria, como geléia, cereais e achocolatados, podem ter descontos maiores", explicou.

Ele afirmou que, no primeiro caso, a economia do consumidor pode ser de 2% a 5% na comparação com a marca líder. Já no segundo caso, o desconto varia de 20% a 25%.

No entanto, encher o carrinho com produtos de marca própria nem sempre é vantajoso. Quando a comparação de preços abrange principalmente itens considerados supérfluos, as marcas que levam o nome do supermercado apresentam valores mais elevados. Veja na tabela abaixo alguns deles, os preços e a diferença do menor para o maior:

 
Item Preço Variação
Marca Própria Marca Convencional MC X MP
Café (500g) R$ 5 R$ 4 25%
Sabão em barra R$ 3,70 R$ 3,50 5,7%
Amaciante R$ 5,15 R$ 4,55 13,2%
Chocolate ao leite R$ 2,95 R$ 2,80 5,35%
Geléia (270g) R$ 5,70 R$ 3,30 7,55%
Suco concentrado R$ 3,75 R$ 3,50 7,15%
Requeijão R$ 2,95 R$ 2,70 9,25%
Limpador multi-uso R$ 2 R$ 1,65 21,2%

Na dúvida, a pesquisa nunca falha
Diante disso, cabe ao consumidor efetuar a velha pesquisa de preços, mesmo dentro de um mesmo estabelecimento, para verificar os abatimentos que poderá garantir ao trocar uma marca convencional por outra própria.

Além dessa orientação específica, é recomendável ficar atento aos períodos de oferta no comércio da região onde você mora ou circula com grande freqüência. No caso dos não-perecíveis, procure estocar uma boa quantidade de produtos, para, se possível, adquiri-los somente na próxima promoção. Folhetos impressos ou até mesmo a internet podem ser bons aliados para se manter bem informado sobre os abatimentos.

Por fim, controle seus impulsos consumistas ao entrar em um supermercado, comprando apenas o que se propôs. Esse objetivo ficará mais fácil de ser realizado se você fizer sempre uma lista de compras. A não ser que seja um gênero de extrema necessidade, tente acumular pelo menos uns cinco itens para só depois ir comprá-los. Assim, você evita freqüentar a todo momento os locais que podem se transformar em verdadeiras tentações, levando-o a gastar mais do que deveria.

Marca própria
Os produtos de marca própria conquistaram o consumidor pela qualidade, que não fica nada a dever aos seus concorrentes tradicionais, e pela quantidade de opções: hoje, são mais de 4 mil produtos desse tipo disponíveis para venda, distribuídos em 176 categorias.

E quem pensa que eles apenas se destinam às classes mais baixas - por causa dos preços - está enganado. Levantamento da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) mostra que os consumidores pertencentes às camadas AB são os que mais compram marcas próprias, não só por serem mais esclarecidos, mas também justamente por contarem com um orçamento menos apertado, que permite experimentar produtos diferenciados, sem medo de perder dinheiro.


 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :