Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Vistoriar imóvel novo na hora da entrega das chaves pode evitar gastos no futuro 

Data: 27/07/2007

 
 

Na hora de receber as chaves de um apartamento novo, os proprietários costumam estar tão entusiasmados, que muitas vezes esquecem que nem tudo pode estar em perfeitas condições e que uma vistoria bem detalhada é fundamental.

Dessa forma, contratar um arquiteto ou um engenheiro civil para vistoriar a obra pode ser uma boa opção para evitar dores de cabeça e gastos com reparos futuros, caso haja algo incorreto no imóvel.

Conforme explicou o vice-presidente de Tecnologia e Relações de Mercado do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Alberto Du Plessis, ao Diário do Comércio, periódico da Associação Comercial de São Paulo, o proprietário tem todo o direito de recusar o imóvel, caso ele apresente algum problema ou não cumpra o que foi prometido pela construtora.

Direitos
Apesar de algumas publicações, como o Manual do Proprietário elaborado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP) determinar prazos curtos para que se exija reparo por parte da construtora, o advogado Nelson Figueiredo, avisa que nem todas as reclamações precisam ser feitas na entrega da chave.

Segundo ele, o novo Código Civil prevê que o consumidor - pessoa física - tem 5 anos para reclamar de problemas na construção do imóvel. Para pessoa jurídica, esse prazo cai para 3 anos. No entanto, ele alerta que alguns processos podem demorar até 6 anos, e por isso, tentar negociar diretamente com a construtora pode ser mais rápido e mais barato.

Principais problemas
Os problemas com um apartamento podem ser simples e fáceis de resolver, como uma janela emperrada, por exemplo. Mas é preciso tomar cuidado com o que os engenheiros chamam de vícios construtivos.

Esses vícios são divididos em 3 categorias: aparentes (como azulejos ou pisos quebrados); ocultos (que surgem após o uso, como são os casos de infiltração); ou de edificação, que envolvem acabamento, sistemas elétricos e hidráulicos, rachaduras, vazamentos e infiltrações aparentes.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :