Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Relaxar para agüentar a pressão do dia-a-dia no trabalho e em casa  

Data: 14/06/2007

 
 

Estudos apontam que pausas para relaxar ajudam executivos a cumprir metas e manter o desempenho e equilíbrio diários 

Relaxar é uma técnica milenar indiana de 5 mil anos que tem como objetivo principal fazer com que a homeostase corporal (equilíbrio das funções vitais do corpo humano), promova o descanso muscular e dilatação dos vasos sangüíneos promovendo a sensação de bem-estar e equilíbrio. Esse conceito, muitos executivos conhecem e acreditam, mas infelizmente poucos o colocam em pratica com a desculpa de falta de tempo. Com isso, acumulam cada vez mais problemas emocionais e físicos. 

De acordo com José Moromizato, médico e palestrante que hoje é considerado um dos grandes incentivadores da medicina psicossomática (ramo da medicina que trata as moléstias orgânicas através da cura da mente), o corpo reflete o que as pessoas pensam e sentem. "Do ponto de vista psicossomático um corpo tenso possui uma circulação sangüínea prejudicada, devido ao fechamento dos vasos. Em contrapartida, quando o indivíduo tem a prática diária de relaxar, seus vasos sangüíneos estão propensos a maior elasticidade, e o sangue a circular com maior facilidade pelo corpo, chegando inclusive às extremidades com mais eficiência", alerta o especialista. 

Moromizato defende que, de modo geral, pequenas pausas durante o dia são obrigatórias para manter o equilíbrio e a competência de se trabalhar sobre pressão. "O corpo humano, neste caso, pode ser comparado a uma máquina. Se você dirige sem parar durante um dia inteiro a 120KM/h, o motor esquenta muito e pode ter vida menos longa do que um automóvel cujo dono faz viagens em doses homeopáticas, ou seja, vai parando ao longo do caminho para o motor esfriar. Conosco é a mesma coisa, o grande problema é que não estamos mais conseguindo colocar freios para as nossas cobranças internas e externas, e não vemos mais nossos próprios limites, afetando por fim nossa saúde", afirma. 

Relaxar permite que a pessoa sinta um novo bem estar interior, sem as preocupações e cobranças interiores de si próprio. "O lema é: ` o que posso revolver comigo mesmo, o que não depende de mim, resolvido está por enquanto`. Isso quer dizer que os problemas do dia-a-dia continuam a acontecer, mas o diferencial é a maneira de cada um em administrar esses problemas, explorando sua capacidade, criatividade e coragem advindas de uma mente tranqüila. Quando se está com a mente relaxada, sabe-se administrar os problemas profissionais e pessoais de maneira separada. Geralmente, cada um resolve os problemas de acordo com o que está no seu inconsciente. Se uma pessoa tem muitas mágoas, ressentimentos, falta de auto estima guardados no seu inconsciente, ela tem a tendência a resolver os problemas do dia-a-dia de forma destrutiva, ao contrário daquela que tem o inconsciente não tão sobrecarregado, consegue ver de fora os problemas", ressalta Moromizato. 

O médico reforça que o tempo é questão de preferência. "Sábio é aquele que tem como objetivo na vida não só a satisfação profissional e financeira, mas sim se doutrinar para cuidar da saúde. As pessoas que não reservam um momento, cinco minutos ou dez no máximo, para cuidar do seu bem-estar, estão escravizadas pelo trabalho, ou pela cobrança de si próprias. Isso leva ao perfeccionismo e, muitas vezes à obsessão por trabalho (workaholic). Não há nada de muito novo a dizer para estas pessoas, porque elas próprias haverão de conscientizarem-se dos seus limites corporais, ou então esperarem suas máquinas apresentarem falhas, no caso doenças, para daí procurar fazer os reparos". Vale lembrar que o  mais importante, como Moromizato afirma, é que existe uma maneira para não chegar a tal ponto. 

O método, que potencializa as habilidades de um executivo ensinando-o a relaxar é o Treinamento Autógeno criado pelo psiquiatra e neurologista alemão Johannes Schultz, em 1920, época em que as questões da mente, como a manifestação do inconsciente através de sintomas físicos, conceitos de ego, id e superego foram evidenciados e divulgados por Sigmund Freud. 

Além do relaxamento, Moromizato utiliza em sua terapia a oxigenação e a repetição de sugestões positivas, enquanto o paciente relaxa. "A oxigenação é fundamental para o bem estar e funcionamento do organismo físico e mental", diz o médico. Ainda complementa que é possível ficar alguns dias sem comer ou beber água, mas o organismo não suportaria a falta de oxigênio por mais que cinco minutos. "Como exemplo, uma das primeiras reações que o organismo manifesta nos primeiros minutos de déficit de oxigenação é o rebaixamento da consciência. Isto leva à evidência de que respiramos menos, enquanto dormimos. A atividade cerebral tende a desacelerar também, quando estamos em estado de descanso, portanto, a terapia com oxigênio promove a manutenção da atividade cerebral, mesmo em níveis mais profundos de relaxamento. Esse evento torna-se muito importante para a etapa seguinte, que é a repetição de sugestões positivas. 

Lembrando da sobrecarga de informações negativas no mundo moderno, é muito natural que a tendência ao negativismo seja cada vez maior no inconsciente à medida do amadurecimento. Isso faz enxergar uma realidade através de lentes negativas e carregadas de preconceitos sobre nós mesmos, ainda que nosso raciocínio não conclua desta forma. É só lembrar de situações que causam medo inconsciente (público, locais fechados, insetos, etc) e, por mais que o raciocínio interprete que tal objeto é inofensivo, o medo às vezes vence todos esses argumentos. 

Depois te tantas dicas e conceitos sobre a importância de se relaxar, agora você não tem mais desculpa. Abaixo, segue um passo a passo sobre relaxamento que pode ser feito a qualquer hora ou quando tiver uma folguinha no almoço.

·        Não ter vergonha de descansar, nem que for sentado, no escritório ou no carro. Se puder deitar no chão por 15 minutos melhor ainda. Dessa forma, a circulação sanguínea será beneficiada.

·        Procurar desligar os pensamentos também, nem que seja por esse espaço de tempo, afinal, dizem que os melhores insights se dão quando nossas mentes conseguem se desligar daquela preocupação que aparentemente não há solução. Aos que não conseguem se desligar é o caso de buscar ajuda medica.

·        Procurar não comer sentindo raiva, preocupação ou amargura. Tais pensamentos só deixarão o bolo alimentar mais indigesto! Isso ocorre porque estando tenso o individuo terá os vasos sanguíneos contraídos, o que prejudica no final a secreção dos sucos digestivos, levando a gastrite, úlcera e  obesidade.



 
Referência: SEGS.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Modelos de documentosBilhetes e Telegramas de Casamentos
Carreira / EmpregoOs segredos dos líderes inspiradores
SaúdeDesesperado para entrar em forma? Veja se a malhação cabe em seu orçamento
Carreira / EmpregoO lado positivo de usar emprego como "trampolim"
Carreira / EmpregoEquipe: Você conhece sua equipe de trabalho?
Turismo / ViagensBagagem: Para quem vai ao exterior - Outras Informações
Finanças pessoaisVocê sabe qual é o patrimônio esperado para a sua idade?
Carreira / EmpregoComunicação e transparência são chaves para o sucesso na hora de organizar um evento
Defenda-seTrânsito: Em que hipóteses será aplicada a pena de suspensão do direito de dirigir?
Economizar / PouparImóveis: saiba quais itens não podem ser esquecidos ao contratar financiamento