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Negócios / Empreendedorismo - Quando a empresa se inicia - os segredos do sucesso 

Data: 14/06/2007

 
 

O texto a seguir é uma história real, de empresários, hoje muito bem sucedidos.

Existe um modelo de administração muito peculiar para empresas que estão começando.

As dicas que descrevemos foram adotadas pelos principais “capitães de indústria”, quando começaram a implantar seus atuais impérios.
As formulas descritas, foram utilizadas como modelo de administração “empírico” por jovens que estavam iniciando como empresários, a maioria utilizou estas técnicas nas décadas de 50 e 60.

1- Só se meta naquilo que goste e de que entenda bem.
2- Sem prazer, fica mais difícil vencer.
3- Dedicarmo-nos ao que se gosta é formidável, porque a realização do negócio coincide com a nossa própria auto-realização.
4- Crie – ou copie – mas seja inovador e pioneiro, dedique-se a alguma coisa que você não veja ninguém fazendo igual.
5- Atente para uma destas três leis básicas de “marketing”: chegue primeiro, chegue melhor ou chegue mais barato.
6- Só convide para trabalhar pessoas em que confie. Não precisam ser muito brilhantes e capazes, pois no início você não vai ter como controlá-los; confiança e dedicação são mais importantes do que competência com ameaça.
7- Esteja a frente de tudo.
8- Chegue mais cedo, saia mais tarde, saiba de tudo.
9- Delegação, nem pensar.
10-Assine todos os cheques.
11- Faça as compras mais importantes.
12- Esteja nas vendas mais significativas.
13-Calcule sempre uma margem que não deixe dúvidas de quanto você vai ganhar.
14-Tenha todas as chaves, principalmente do dinheiro e das mercadorias de maior valor.
15- Planeje e vá a luta, inspirado em seus sentimentos e seus temores.
16- Ouça o maior número de pessoas, mas tome suas decisões sozinho.
17- Não caia na besteira de contar para terceiros o que foi fazer, pois vai esbarrar numa onda de pessimismo e descrença.
18- Esqueça, nesta fase, as vantagens da democracia.
19- Tome suas decisões com pulso firme ação decidida, garra e dedicação exclusivas.
20- Faça as pessoas darem o máximo de si sempre. Quanto mais você exigir delas, mais se sentirão úteis e valiosas.
21- Jamais faça um organograma ou coisa parecida, dirija cada um onde você quer que ele vá.
22- Mantenha a estrutura o mais flexível e cada um o mais polivalente possível.
23- Nesta fase, nem pense em gerencia participativa pois só vai gerar frustração e perdas de tempo.
24- Erre sozinho, pois assim você terá mais consciência e rapidez na análise do que não deu certo e na correção rápida do rumo das decisões.
25- Diga claramente o que espera de cada um e a emoção que sente ao contar com a colaboração e a dedicação deles. Deixe-os fazer da maneira que sabem, mas exija a qualidade final que você impôs.
26- Imponha de modo inflexível, mas com suavidade e um tapinha nas costas. Eles não errarão da próxima vez.
27- Seja realista e ganhe dinheiro nos negócios que esta fazendo aqui e agora, não faça sacrifício, hoje, com a esperança de vir a ganhar no futuro. O mundo será muito diferente quando esse futuro chegar e os que não souberem ganhar, já sucumbiram.
28- Finalmente, ouse com fé. Enfrente com coragem aquilo em que você acredita. Com imaginação e realismo, ousadia e dinamismo olímpicos, não dá para não perceber que existe algo que possa ser chamado de crise.

Se algumas dessas atitudes fizerem-no parecer com “o louco da aldeia”, pareça-o com tranqüilidade. Pois, é melhor um “louco” tirando férias no Caribe, do que um “certinho” contando porque voltou a ser empregado, depois que faliu.

Sucesso



 
Referência: ncm.com.br (Narciso Machado)
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :