Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Motivação - Auto-motivação 

Data: 30/05/2007

 
 

A capacidade de se automotivar é uma das mais invejadas e almejadas habilidades humanas. E o motivo é fácil de se entender. Uma pessoa que consegue encontrar a motivação dentro de si mesma pode furar o céu. Ela não depende de que ninguém lhe dê um incentivo, não espera que as condições da vida sejam favoráveis, não espera que o governo dê um jeito na economia para que ela possa tomar uma atitude na vida. Não, ela simplesmente possui uma força “misteriosa” que lhe impulsiona para frente.

Na verdade, a auto-motivação é a única verdadeira forma de motivação. Qualquer outra forma de se motivar através de uma fonte externa é artificial, efêmera e condicional. Pense por um momento: quando você se motiva através de um input externo, você torna-se dependente daquele incentivo para agir. Sua motivação simplesmente escorre pelo ralo quando esse incentivo é retirado.

Por outro lado, a pessoa auto-motivada, ao não condicionar sua vontade para a ação a um elemento externo, coloca em si mesma toda a responsabilidade pela manuteção da energia que a impulsiona. Pessoas bem sucedidas, sejam empreendedores, acadêmicos, esportistas, artistas, escritores, possuem essa energia dentro de si e esse é certamente um dos elementos do seu sucesso.

Quem espera ser “empurrado” para agir jamais atinge o sucesso em nada, simplesmente “passa quieto” pela vida, sem participar ativamente dela. Ayrton Sena, Bill Gates, Michael Jordan, Jack Nicholson, Nelson Mandela - pessoas que atingiram o sucesso em seus objetivos nas mais diversas áreas. Você acha que estas pessoas esperavam que alguém ou algo as motivasse? Definitivamente não! Elas eram ou são auto-motivadas.

Ao falar nesse assunto, é inevitável que surjam perguntas do tipo “como então eu encontro essa auto-motivação? “, “como eu me torno auto-motivado?” Minha resposta geralmente não satisfaz quem pergunta! Isto porque quem faz esse tipo de pergunta está procurando a motivação fora de si, está tentando encontrar uma fórmula mágica, ou um misterioso segredo que se descoberto fará com que elas se sintam permanentemente motivadas e energizadas! Bom, daí vem a “reformulação” da pergunta:  “como então eu faço para encontrar a motivação dentro de mim?” Bom, em primeiro lugar, (desculpe a crueldade!) se você precisa perguntar, é porque você não está preparado para “encontrá-la dentro de si”, isto porque a auto-motivação nasce naturalmente, ela não é buscada nem encontrada, ela é o resultado inevitável de uma vontade, de um desejo ardente e incontrolável! 

Se você não deseja nada da vida, se você não tem objetivos maiores do que trabalhar para pagar as contas e guardar o que sobra para se “divertir”, então a auto-motivação é (sinceramente) algo impossível para você. Pense um pouco: pra que você vai se sentir motivado? pra trabalhar num emprego que você odeia? pra fazer suas atividades corriqueiras e dar conta da sua vida? Então não tem como falar sobre motivação se você não quer nada além disso, ou melhor se você na verdade nem sabe o que quer da vida, certo?



 
Referência: clientesa.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoCompetências que você precisa ter
Negócios / EmpreendedorismoCapacidade de ouvir
Investimentos / FundosCaderneta de Poupança JÁ está mais competitiva
Turismo / ViagensBagagem: Para quem vai ao exterior - Normas da Receita
Entrevista de empregoFaça do celular um aliado
Cartão de créditoQuem é o responsável pelo uso indevido?
Currículo (curriculum)5 maneiras de deixar seu currículo mais atraente
ConsumidorEleições
Ações / Bolsa de ValoresEntenda o Mercado: Definições básicas do mercado
Negócios / EmpreendedorismoCrie sua logomarca online