Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Franquia / Franchising - Franquias: Franqueador X Franqueado 

Data: 30/05/2007

 
 

O sistema de franquia nada mais é do que uma forma alternativa de distribuição dos produtos e/ou serviços oferecidos por uma determinada empresa, de agora em diante batizada de empresa franqueadora (ou franqueador). De maneira simplificada o sistema de franquia é caracterizado por suas partes:

Franqueador
Trata-se da empresa dona da marca e do sistema que concede a franquia. É responsabilidade do franqueador transferir aos franqueados o padrão/formato que estes devem seguir nas unidades franqueadas. Em outras palavras o franqueador deve explicar ao franqueado como funciona o negócio, desde sua implantação, operação e gestão. Esta transferência de know-how pode ser feita através de treinamento, guias e manuais.

Franqueado
É a pessoa autorizada pelo franqueador a implantar uma unidade franqueada para distribuir seus produtos/serviços, e que é responsável pela instalação, operação e administração da unidade franqueada. É responsabilidade do franqueado implantar, operar e administrar sua unidade franqueada de forma que os padrões estabelecidos pelo franqueador sejam preservados sempre.

No sistema de franquia, as unidades franqueadas seguem o mesmo modelo de negócio do que a empresa franqueadora, apesar de poderem atuar em locais distintos sob responsabilidade de outras pessoas (franqueados). Agora que está mais clara a relação entre as duas partes, fica fácil entender que o sucesso de uma franquia depende da capacidade que a rede de unidades franqueadas de replicar o produto ou serviço oferecido pelo franqueador.



 
Referência: franquia.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Turismo / ViagensPoupar na comida para viagens baratas
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro V - Do Direito das Sucessões »»» Título II - Da Sucessão Legítima
VendasEstratégias para “vender o peixe”
Franquia / FranchisingContrato de franquia
AposentadoriaPrevidência Privada : Até quando posso fazer a opção pela tabela regressiva dos planos/reservas anteriores a janeiro de 2005?
FilhosFinanças para os filhos: cuidado com as moedas pode ser um bom começo!
Impostos / TributosComo declarar os gastos com dependentes que moram com ex-cônjuge
Investimentos / FundosEfeito manada nos investimentos: o que determina e como evitar?
Investimentos / FundosAo investir, veja como fugir, pagar menos ou compensar perdas com o leão!
Investimentos / FundosInvestimento era com o gerente e hoje é com você