Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Mulheres em desvantagem no mercado de trabalho. O que fazer para mudar? 

Data: 30/05/2007

 
 

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima quinta-feira (08), é importante refletir sobre a condição das brasileiras no mercado de trabalho do País. Apesar das conquistas, elas ainda são desprivilegiadas com salários e cargos mais baixos.

Um estudo realizado por pesquisadoras da Universidade Federal de Minas Gerais e pela empresa de recursos humanos Gelre, com dados dom IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do período de 1982 a 2003, confirma esta realidade: os salários dos homens chegam a ser 60% maiores que os das mulheres.

Desemprego as afeta mais
Para mulheres entre 15 e 24 anos, principalmente aquelas que correspondem à parcela de baixa renda da população, arrumar emprego é uma tarefa mais difícil do que para o restante dos trabalhadores, segundo estudo do economista Marcos Pochmann, professor da Universidade de Campinas (Unicamp).

O economista caracterizou a situação das mulheres como a mais "dramática". Para se ter uma idéia, entre 1995 e 2005, a taxa nacional de desemprego feminino passou de 14,1% para 25% - representando um aumento de 77,4%.

E o que fazer diante desta realidade?
Para as mulheres que buscam uma colocação no mercado de trabalho, é importante saber desta realidade, mas não se deixar abater por ela. Conquistar um lugar implica em conseguir lidar com as pessoas e ter conhecimento sobre a área que deseja atuar.

Diz-se que as mulheres são mais sensíveis, o que pode ser muito vantajoso na hora da procura por um emprego ou, até mesmo, ao tomar decisões em projetos e negociações, pois a sensibilidade implica em dar maior atenção a detalhes.

Valorize as diferenças
De acordo com a pesquisa Women Business Owners as Decision Makers, realizada pelo Center for Women´s Business Research, as mulheres donas de negócios se baseiam muito menos em fatos e informação (47%) para tomarem decisões do que os homens (71%).

Isso significa que as mulheres têm uma maneira diferente de lidar com o trabalho e que, se ela mesma não valorizar, não será considerada pela própria empresa em que atua.

Facilite a jornada dupla
O equilíbrio entre a vida em casa e no trabalho é um problema enfrentado pelas mulheres, mas que pode ser evitado.

As mulheres conseguem, apesar da jornada dupla de trabalho e casa, dedicar-se tanto quanto os homens ao emprego. Mas para ajudar nessa empreitada, as empresas podem utilizar horários flexíveis. Isso significa que sempre deverão ser feitas negociações em prol do sucesso profissional.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :