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Consumidor - Você "É" ou "Está" Consultor? 

Data: 30/05/2007

 
 

Pensando , sobre os consultores “de ocasião” que estão invadindo o mercado. Pensei um pouco mais sobre o assunto e isto me levou a escrever este artigo.

O que leva uma pessoa a desenvolver uma consultoria? Acredito que os três principais caminhos sejam estes:

  • Desejo de desenvolver um negócio próprio e aproveitar o conhecimento profissional adquirido.
  • Profissionais que são forçados pelas empresas a criar empresas para que sejam contratados como pessoa jurídica, e acabam aproveitando esta empresa para desenvolver um negócio.
  • Profissionais que perderam o emprego e precisam de alguma atividade para pagar as contas.

Este último tipo de consultor é uma grande ameaça para a atividade de consultoria séria. Não estou querendo dizer que pessoas que perderam o emprego não devem fazer consultoria, pelo contrário, se elas possuem uma especialidade que possam oferecer, minha opinião é que elas deveriam mesmo desenvolver seu próprio negócio.

O problema é quando, por desespero ou desconhecimento, estas pessoas começam a se vender sem nenhuma preparação prévia.

Este cenário pode ser observado nos diversos fórums e listas de discussões disponíveis na internet: pessoas que se identificam como consultores, mas que se mostram perdidas nos assuntos nos quais deveriam ser especialistas.

Dar consultoria é muito mais que ajudar com algumas dicas e idéias, é fazer pelo cliente o que ele não poderia fazer sozinho, com qualidade e excelência. Para quem está começando, sugiro a seguinte preparação ANTES de começar a vender seus serviços ou se denominar consultor:

  • Participe de comunidades online e offline: use estes espaços para discutir assuntos de seu interesse e especialidade, para começar a se firmar como um conhecedor da área. Não venda seus serviços por estes meios, deixe que os outros percebam de forma natural o valor de seu conhecimento.
  • Crie sua marca: pode ser inclusive baseada em seu nome, mas deve ser feita por um profissional. A primeira coisa que seu cliente verá é a sua marca, e a impressão inicial deve ser positiva.
  • Crie seu website: é possível fazer um bom website sem grandes investimentos. Resista à tentação de aprender a fazer o site sozinho, já que o resultado não será adequado e o site pode refletir erroneamente a qualidade de seu trabalho. Faça algo simples, mas bem feito.
  • Prepare sua metodologia: antes de falar com qualquer cliente, você precisa ter toda sua metodologia de trabalho pronta, incluindo processos, formulários, apresentações e relatórios. Leia e releia todo seu material para que possa discuti-lo com o cliente sem dificuldade.
  • Selecione cuidadosamente seus clientes: provavelmente você se sentirá um pouco nervoso ou inseguro com os primeiros clientes. Procure fazer seus primeiros trabalhos em projetos mais simples, nos quais você possa adquirir experiência como consultor e segurança no tratamento com os clientes.
  • Tenha foco em resultados: se você não conseguir mostrar resultados objetivos e concretos ao final de seu trabalho, dificilmente será chamado novamente.
  • Invista pesadamente seu tempo na qualidade: faça muito bem tudo o que fizer. É melhor fazer pouco, mas com ótima qualidade, do que atirar para todos os lados com um trabalho regular. Mostre aos seus clientes um diferencial de serviço, para que eles sintam confiança em trabalhar com você no futuro.

Também não há nada de errado em abandonar a atividade de consultoria caso apareça uma oferta de emprego interessante, desde que você não deixe clientes e parceiros a ver navios. Uma atitude errada neste sentido, além de antiética, fechará suas portas no mercado de consultoria no futuro.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :