Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - Ouro como investimento? 

Data: 30/05/2007

 
 

O ouro vem perdendo valor nos últimos 10 anos e consequentemente deixando de ser uma boa alternativa de investimento.

Assim como o dólar, permite manter parte de seus recursos atrelado as variações do mercado internacional e mantém-se como reserva de valor aceito internacionalmente. Porém, recentemente, vem sendo alvo de lobby por parte dos grandes produtores mundiais, a fim de se valorizar como forma de investimento e consequentemente incentivar a demanda pelo metal, fazendo aumentar o seu preço no mercado internacional. Contudo, vem sofrendo fortes oscilações e constantemente perdendo reconhecimento.

Precificação

Diferentemente de outros ativos, o preço do ouro não depende unicamente do aumento ou diminuição de sua produção, pois ele é diretamente afetado pela conjuntura econômica mundial. Os países que dispõe de grandes reservas de ouro colocam e retiram o ouro do mercado de acordo com suas necessidades econômicas e financeiras.

Assim, o seu preço depende da instabilidade política dos países produtores, a atuação de investidores e especuladores no mercado internacional, do preço do petróleo, do mercado de câmbio, da inflação, da perspectiva de produção futura, das jazidas em atividade, etc...

O mercado de ouro no Brasil é recente e tomou impulso em 1982. As negociações até então não apresentavam um esquema organizado. Em 1986, a BM&F criou mecanismos de negociação de ouro, tornando-o uma forma alternativa e interessante de investimento.

Historicamente mantém-se vinculado aos preços de Londres e Nova York. É determinado principalmente pelo preço praticado na Comex - Commodities Exchange da Bolsa de Nova Iorque (a maior bolsa de ouro do mundo).

As cotações são feitas em reais por grama de ouro puro. Converte-se a onça troy em gramas (1 onça = 31,1035 gr). Converte-se o dólar em reais pela cotação do mercado paralelo.

Tipos de Operações

  • Compra de ouro físico:

    Você não precisa comprar ouro, colocá-lo numa sacola e levar para casa. Basta ir à Bolsa de Mercadorias e Futuros - BM&F que você recebe uma notificação de que possui um certificado de ouro, que fica sob custódia na Bolsa. Se você decidir levar o ouro para casa é só solicitar a retirada do certificado de custódia junto à Bolsa, levá-lo ao banco depositário e retirar o metal.

  • Operações no mercado futuro em Bolsas:

    São negociados contratos de ouro e não ouro físico, onde a compra é feita no momento presente, para entrega em determinada data futura e com preço fixado na hora da operação (momento presente). O investidor pode também estar comprando ouro para vencimento em um mês e entrar vendendo simultaneamente hoje com vencimento no mês seguinte aproveitando a diferença de cotação (spread). Neste caso existe uma combinação entre compradores e vendedores, com o prazo de entrega definido e preços fixados no ato. Este tipo de operação é realizada através da BM&F - Bolsa de Mercadorias e Futuros.

  • Operações com opções de ouro:

    Também negociada na BM&F - Bolsa de Mercadorias e Futuros, nesta operação o investidor paga um prêmio para comprar um lote de ouro para entrega em determinada data e com preço fixado na hora da operação. Na data do vencimento, ele decidirá se vale a pena levar a operação até o final, ou se abre mão desta, desembolsando somente o prêmio estipulado na data do contrato.



  •  
    Referência: Invertia
    Autor: Financenter
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :

    Assunto:Perguntas:
    Carreira / EmpregoQuando e como pedir ajuda para seu chefe?
    Carreira / EmpregoEm construção: profissionais de mídias sociais começam a despontar no mercado
    Carreira / EmpregoPerfil comportamental direciona o sucesso dos líderes
    Negócios / EmpreendedorismoOs benefícios de uma avaliação de desempenho
    Modelos de documentosEmpreitada - Construção de obra por administração (2)
    Carreira / EmpregoProfissional: para ter mais autonomia no uso da internet, conheça alguns termos!
    AposentadoriaAposentadoria: será que você já juntou o suficiente?
    MotivaçãoA Honra também se Ensina
    Negócios / EmpreendedorismoComo Fazer Sua Fortuna com Seminários de Auto Ajuda
    Dívidas / Endividado ?Grande parte dos inadimplentes brasileiros não são culpados pelas dívidas que contraíram