Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Utilidades - Zoonoses: Fauna Sinantrópica 

Data: 30/05/2007

 
 

Fauna Sinantrópica

  • Culicídeos

    Os culicídeos, conhecidos popularmente como mosquitos, pernilongos ou muriçocas, interessam à Saúde Pública tanto pelo transtorno que causam como pela transmissão de doenças (dengue, febre amarela, malária, filarioses e encefalites).

    A identificação dos culicídeos é fundamental na manutenção dos programas de controle da população de mosquitos, desempenhando também papel de sentinela quando da introdução de novas espécies de interesse para a saúde, não existentes no município.

    Atualmente, são confirmadas e identificadas as amostras coletadas no plano de erradicação do Aedes aegypti no Município de São Paulo.

     
  • Outros sinantrópicos

    São identificados pelo Laboratório da Fauna Sinantrópica espécimes coletados no meio urbano (intra e extra domicilar) como aranhas, escorpiões, moscas, pulgas entre outros de importância para a Saúde Pública.

    Os espécimes enviados são identificados e, quando necessário, é solicitada a colaboração de Instituições especializadas nesta área.

    Para todo o espécime identificado é fornecido um laudo onde constam as seguintes informações: nome científico, hábitos e importância médico/econômica. Estas informações contribuirão para as medidas de manejo que deverão ser adotadas para o controle desta fauna, se necessário, como também interar os indivíduos das relações do ambiente com a fauna existente no local.

     
  • Quirópteros

    A identificação de quirópteros (morcegos) é parte integrante do Programa de Controle da Raiva desenvolvido no Município de São Paulo e visa conhecer as espécies de morcegos nas diversas regiões das áreas urbanas e periurbanas da cidade.

    A identificação da espécie torna-se necessária e importante pelo fato de permitir o estudo e conhecimento do comportamento e da biologia destes animais em meio urbano, possibilitando a implementação de ações necessárias ao estabelecimento de uma convivência harmônica homem-morcego, minimizando os riscos de transmissão de zoonoses.

    Mediante solicitações de munícipes são realizadas também atividades de campo para a captura , identificação e exame laboratorial. Quando não ocorre a captura, é fornecida orientação técnica para prevenção e/ou desalojamento dos morcegos.


     
    • Empréstimo ou Doação da Fauna Sinantrópica

      O material identificado, quando em perfeitas condições, é preparado e conservado em um mostruário para utilização em identificações. Parte dele é destinado a empréstimos ou doações com propósito educativo.

      Para tanto, é necessário um documento da instituição solicitando o material com os nomes dos responsáveis, a que se destina e o período de empréstimo.

      Este pedido deverá ser enviado com uma semana de antecedência, para avaliação e preparação do material.


  •  
    Referência: -
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :

    Assunto:Perguntas:
    Carreira / EmpregoGerente estratégico temporário: conheça esta atividade profissional
    ImóveisImóveis antigos estão valendo menos; revitalizar pode ser a solução!
    Empréstimo / FinanciamentoVai parcelar? Fiquei atento para não sair no prejuízo
    ImóveisNa compra do imóvel, cuidado com as armadilhas dos estandes de vendas
    LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro I - Do Direito Das Obrigações »»» Título VI - Das Várias Espécies de Contrato (I)
    Carreira / EmpregoFrágil aprendizado pode afetar carreira profissional de estudantes
    VendasAtendimento ao cliente - a tecnologia e...as pessoas
    Carreira / EmpregoQuer investir em uma língua estrangeira? Mandarim pode ser uma boa opção
    ImóveisGanho de capital na venda de imóvel: veja como proceder
    Carreira / EmpregoTeste ou pesquisa comportamental: eles podem influenciar a contratação