Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Ações / Bolsa de Valores - Dicas antes de investir em ações 

Data: 30/05/2007

 
 

Em função do elevado risco do mercado de ações, e consequentemente, das chances de elevados ganhos para o investidor, este tipo de investimento requer algumas precauções especiais:

1 -Disponibilidade

Como o investimento em ações apresenta um elevado risco envolvido, é importante destinar apenas os recursos sem fins pré determinados, isto é, você não deve utilizar recursos da sua poupança para a aquisição de sua casa própria para comprar ações. Portanto, os recursos destinados ao mercado de ações deverão ser disponíveis, ou seja, sem destinação específica, para que possam permanecer no mercado pelo tempo que for necessário à geração de lucratividade satisfatória.

2- Expectativa de retorno no longo prazo

Certamente, os maiores ganhos provenientes do mercado acionário, em função do seu risco, não pode ser gerada em períodos curtos. Caso você queira obter ganhos no curto prazo, esteja preparado para as elevadas oscilações de preços das ações, podendo incorrer em perdas grandes e deixar de ganhar no longo prazo. Nesse caso, você estará se comportando como um especulador, uma posição aceitável e importante no mercado, mas que deve ser assumida conscientemente, pois conduz a um grau de risco ainda maior, realmente insuportável para a média das pessoas.

3- Diversificação

Em função do elevado risco nesse mercado, não é recomendável a concentração de seus investimentos em apenas uma ou duas ações. Uma das estratégias mais básicas e respeitadas nesse mercado é a diversificação de suas aplicações em diferentes ações, e de preferência, em ações de diferentes setores da economia. Com isso, você consegue reduzir o seu risco da sua carteira de ações. Nunca se esqueça, quanto maior o risco assumido, maiores podem ser seus retornos. Caso você resolva diversificar seus investimentos a fim de reduzir o risco, consequentemente, estará reduzindo seu retorno.

4- Tamanho do Investimento

Em função da necessidade de diversificação dos seus investimentos em ações, talvez esse mercado não seja apropriado para você que possui pouco recurso. Existem alternativas, até melhores em muitos casos, de você aplicar uma parte de seus recursos em ações. Através de fundos de ações, você diversifica seus investimentos de forma simples, com baixos valores de alicação, pagando taxas de administração muitas vezes menores que pagaria de corretagem, e o mais importante, o seu dinheiro estará sendo administrado por profissionais especializados e dedicados exclusivamente para essa atividade.

5- Administração do Investimento

Racionalmente, não se pode imaginar que alguém adquira, em qualquer mercado, uma mercadoria que desconhece e que, portanto, não tem a mínima condição de avaliação desta mercadoria, ou seja, não consegue definir se o preço que estão pedindo é justo, alto ou baixo.

A mesma situação ocorre no mercado de ações. Esta é uma modalidade de investimento que exige administração. Em primeiro lugar, você tem de reunir alguns conhecimentos técnicos para Ter uma avaliação das ações que estão sendo ofertadas. Feita a seleção, existe a necessidade de administrar a sua carteira de ações.

Para executar esta administração, existem os fundos de ações para o caso de aplicações pequenas. Para médias e grandes aplicações, a corretora é a ?administradora? por excelência das carteiras de clientes. O papel das corretoras é, portanto, de alta importância, especialmente, em um mercado adverso como o nosso. No seu trabalho diário, ela desenvolve uma atividade educativa direta que, dificilmente poderia ser dispensada.



 
Referência: Invertia
Autor: Financenter
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Dívidas / Endividado ?Inadimplente não pode ser submetido a constrangimento na hora da cobrança
Carreira / EmpregoPequena empresa x grande: em qual delas vale mais a pena trabalhar?
Carreira / EmpregoMulheres sofrem mais com estresse. O que empresa deve fazer?
Carreira / EmpregoComo utilizar o empowerment a favor da empresa
CambioOcupar um cargo menor ao que tinha antes não significa retrocesso na carreira
UtilidadesOnde reclamar : Em caso de dúvidas, reclamações ou problemas com instituições financeiras
MotivaçãoEtiqueta Empresarial: o fim dos embaraços
Banco / Cheque / ContaAbriu sua primeira conta bancária? Confira algumas dicas!
Carreira / EmpregoReuniões à distância: como torná-las mais eficientes para sua empresa?
Carro / VeículoCarro furtado. Pode-se reaver valor do IPVA?