Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Aposentadoria - Acidentes de trabalho geram perdas à Previdência 

Data: 30/05/2007

 
 

Mau para o funcionário, para o empregador e para a Previdência. Estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com apoio do Ministério da Saúde mostrou que acidentes de trabalho têm impacto nos gastos do Instituto Nacional de Seguridade Social deste Estado.

De acordo com a pesquisa, em 2000, os benefícios pagos nessa localidade somaram R$ 8,5 milhões, ou 7,3% de todos os pagamentos. "É uma amostra o que ocorre na Bahia e situações semelhantes ocorrem em outros estados do Brasil", ponderou o coordenador da área de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Marco Antônio Gomes.

Pagamento
Veja: nos primeiros 15 dias após o trabalhador sofrer um acidente de trabalho os custos são pagos pela empresa onde ele trabalha. A partir desse período, ele passa a receber um benefício da Previdência Social que corresponde Corresponde a 91% do salário de benefício.

Segundo o site do Ministério da Previdência Social, o segurado especial (trabalhador rural) terá direito a um salário mínimo, se não contribuiu facultativamente.

Poer outro lado, o salário de benefício dos trabalhadores inscritos até 28 de novembro de 1999 corresponderá à média dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994.

Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salário de benefício será a média dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo.

Ainda, segundo a Agência Brasil, é importante pontuar as perdas das empresas no meio do caminho. De acordo com o estudo, cerca de 500 mil dias de trabalho foram perdidos por conta de afastamento de acidentes. Tal situação gera gastos, que vão desde a necessidade de contratações e treinamento à sobrecarga dos profissionais que ficaram.

Como evitar
Uma forma de evitar transtornos, perda de tempo e dinheiro público e privado é a prevenção, garantiu a pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Vilma Souza Santana.

"Se conseguíssemos reduzir em 80% os problemas de saúde haveria impacto nas contas em relação aos benefícios pagos", afirmou.

Saúde
Além disso, o sistema de saúde também fica mais sobrecarregado com acidentes de trabalho. "A grande maioria dos acidentes de trabalho são atendidos pelo Sistema Único de Saúde", contou Marco Antônio Gomes à Agência Brasil.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :