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Utilidades - Bilhetes e Passes: Estudantes: ônibus e metrô 

Data: 30/05/2007

 
 

Estudantes: ônibus e metrô

  • Ônibus

    O Passe Escolar proporciona aos estudantes um desconto de 50% no pagamento da tarifa de ônibus. Os alunos que têm direito a esse benefício devem estudar em escolas localizadas no Município de São Paulo e morar a uma distância superior a 1 Km da instituição de ensino. Nesse trecho devem operar linhas de ônibus que façam o percurso de ida e volta da residência até a escola.

    Para ter acesso ao benefício o aluno tem duas opções:

    1 - Solicitar Carteira de Passe Escolar Conveniada (UMES ou UNE):
    O aluno deve entregar na secretaria da escola uma foto 3 x 4, o formulário preenchido e assinado e pagar uma taxa de R$ 22,10, correspondente a 13 tarifas de ônibus vigentes na data da solicitação.

    2 - Solicitar uma Carteira de Passe Escolar "Só Cotas":
    O aluno deve entregar na secretaria da escola o formulário preenchido e assinado e pagar uma taxa de R$ 8,50, correspondente a 5 tarifas de ônibus vigentes na data da solicitação.

    O estabelecimento de ensino encaminha a documentação para a São Paulo Transporte (SPTrans), que estabelece um prazo máximo de 20 dias úteis a partir da data de entrega para a emissão da nova Carteira.

    O aluno pode efetuar a compra da cota mensal em até duas vezes, devendo ser adquirida somente a quantidade necessária para sua utilização, pois, após o vencimento impresso no passe, ele perderá a validade.

    Renovação da Carteira
    A Carteira de Passe Escolar Conveniada - UMES/UNE ou a Carteira de Passe Escolar "Só Cota" deve ser renovada a cada ano.

    Todos os anos, a SPTrans convoca as escolas para efetuarem o seu cadastramento ou recadastramento no Setor de Carteira Escolar a partir da segunda quinzena de novembro do ano letivo anterior. Essa medida viabiliza a solicitação da Carteira pelo aluno no ato da matrícula ou da rematrícula, de modo que eles possam utilizar os passes no início das aulas.

    Controle de cotas
    O controle de cotas de passes passou a ser feito pelo Cartão de Identificação do Estudante, dotado de código de barras, e do vale-cota de Passe Escolar Ônibus, em papel.

    O Cartão de Identificação do Estudante é confeccionado em três versões. A escolha é do aluno, que pode solicitar o Cartão de Identificação Exclusivo para Passe Escolar SPTrans ou o Cartão de Identificaçao da Entidade Estudantil (UMES ou UNE) conveniada com a SPTrans.

    Desde julho de 2002, é obrigatória a apresentação do Cartão de Identificação do Estudante com código de barras juntamente com o vale-cota de Passe Escolar Ônibus em papel para a compra de passes escolares nos Postos da SPTrans. Não é emitida 2ª via do vale-cota em papel. Por isso, mantenha-os em lugar seguro.

    Perda da Carteira
    Os representantes das escolas e faculdades e os estudantes que quiserem alterar a cota, comunicar a perda da carteira ou solicitar a 2ª via do Cartão Escolar devem procurar a SPTrans:
    Rua Joaquim Carlos, 655 - Pari.
    Para mais informações, o interessado pode ligar para (11) 6692-6649 ou enviar um e-mail para cartaoescolar@sptrans.com.br

    Pedidos de Carteira de Passe Escolar: postos autorizados
    A São Paulo Transporte autorizou o recebimento dos pedidos de Carteira de Passe Escolar pelas entidades estudantis UNE e UMES. Assim, o número de postos de atendimento aos representantes dos estabelecimentos de ensino, que devem entregar os formulários preenchidos, aumentou de um para seis unidades.

    A UMES - União Municipal dos Estudantes Secundaristas - atende as escolas, das 8h às 17h, em quatro locais da cidade:
     
      • Santo Amaro - Rua Suzana Rodrigues, 57 (próximo ao Largo 13 de Maio). Tel.: (11) 3453-4507
      • Lapa - Rua Catão, 486 (próximo à Subprefeitura da Lapa). Tel.: (11) 3873-0639
      • Carrão - Rua Pedro Bellegard, 310 (próximo à Estação Carrão do Metrô). Tel.: (11) 6942-0335/ 6198-3910
      • Bela Vista - Rua Rui Barbosa, 323 (travessa da Av. Brigadeiro Luís Antônio). Tel.: (11) 289-7475/ 289-7432
      • Paraíso - Rua Vergueiro, 2.485 (próximo à Estação Ana Rosa do Metrô). Tel.: (11) 5571-5616
         
    A UNE - União Nacional dos Estudantes atende as faculdades, das 9h às 17h, na Rua Vergueiro nº 2.485 (próximo à estação Ana Rosa do metrô). Tel.: (11) 5574-7821 e 5574-0483.
     
  • Metrô

    Terão direito ao benefício somente os alunos regularmente matriculados e professores no exercício da profissão nos níveis de ensino indicados abaixo e que utilizam o Sistema Metroviário no trajeto compreendido entre a residência e a Instituição de Ensino e vice-versa:
     
  • Ensino Fundamental - Regular e Supletivo
  • Ensino Médio - Regular e Supletivo
  • Cursos Profissionalizantes de Nível Técnico, nos termos do artigo 3º do Decreto Federal 2.208, de 17/04/97
  • Curso Superior

    Os interessados deverão retirar o Formulário de Cadastramento do Estudante/ Professor nas Instituições de Ensino em que estiverem regularmente matriculados/ registrados.

    Após o preenchimento, o solicitante deve efetuar o pagamento da taxa de emissão, no valor de R$ 5,00, em qualquer agência do Banco Nossa Caixa e devolvê-lo à Instituição de Ensino, para que esta encaminhe ao Metrô para análise da solicitação e emissão da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano.

    Os alunos e professores deverão anexar ao formulário de cadastramento, obrigatoriamente, para realização de análise, cópias do documento de identidade (RG) e do comprovante de residência.

    As Carteiras emitidas serão entregues às Instituições de Ensino para serem entregues aos estudantes e professores solicitantes. A aquisição dos Bilhetes Escolares deverá ser feita nos Postos de Venda Oficiais da Companhia do Metrô.

    Utilização
    Os Bilhetes Escolares somente poderão ser utilizados no trajeto entre a Instituição de Ensino e residência do aluno ou professor e vice-versa, em dias e horários compatíveis com os dias e horários de aula. A Companhia do Metrô exercerá fiscalização sobre a utilização do benefício, estando os estudantes e os professores sujeitos às penalidades previstas no Regulamento de Transporte, Tráfego e Segurança da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, em caso de utilização indevida ou tentativa de fraude.

    Para esclarecimentos adicionais, entrar em contato pelos dos telefones: (11) 3179-2229 e 3179-2230, ou mande um e-mail para: cart_estudante@metrosp.com.br

     

    Fonte: Prefeitura de São Paulo, SPTrans e Companhia do Metropolitano de São Paulo


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