Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Com ideia, mas sem dinheiro: como obter recursos para abrir negócio? 

Data: 30/07/2010

 
 

No ano passado, foram constituídas no Brasil mais de 620 mil novas empresas, de acordo com o DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio). Empreender está nos planos de muitos brasileiros, que, no entanto, às vezes acabam esbarrando em algumas limitações, entre elas, a financeira: onde conseguir dinheiro?

De acordo com o CEO (Chief Executive Officer) da Talk Interactive, Luiz Alberto Ferla, a resposta para a pergunta pode se tornar difícil aos olhos do potencial empresário, que pode acabar deixando de lado a realização do projeto. Porém, segundo ele, existem quatro formas de conseguir os recursos: dinheiro próprio, de amigos/parentes, de investidores ou por financiamento bancário.

“Para cada uma dessas fontes, entretanto, há detalhes que devem ser levados em consideração pelo empreendedor, antes da escolha final. Além disso, mensurar com seriedade o valor do empreendimento é condição fundamental”, ressaltou Ferla.

Preste atenção!
Para quem não quer se endividar e contar apenas com o próprio esforço financeiro, o ideal é começar olhando as próprias finanças. Uma dica é montar uma planilha com o dinheiro que ganhou no ano passado e fonte. Subtraia suas despesas deste total, para que chegue à sua poupança potencial. “Sempre que possível, é preferível montar um negócio a partir de sua poupança pessoal”, aconselhou Ferla.

Agora, se preferir pedir ajuda financeira de amigos e parentes, mostre-lhe o plano de negócio. “Como qualquer investidor em potencial, não exagere suas habilidades, seus planos ou as expectativas positivas de seu negócio. Se eles estiverem dispostos a ajudá-lo, faça o acordo sempre por escrito, evitando assim problemas futuros de comunicação”.

Uma outra fonte de recurso são os investidores, que, de acordo com Ferla, normalmente também querem ver um esforço financeiro por parte do proprietário. Se for optar por eles, determine se farão parte da administração ou se entrarão somente com dinheiro. A escolha desta opção só deve ser feita quando esgotadas as mais baratas (dinheiro próprio e de conhecidos, que costumam cobrar juros menores). “O investidor só se interessará em participar do negócio se a sua taxa de retorno for bem maior do que ele poderia obter com aplicações financeiras”, afirmou.

Os bancos
Uma outra fonte de recursos para abrir um negócio são os bancos, que costumam ser bastante conservadores, pois preferem emprestar quantia maior a quem já está estabelecido e tem histórico de crédito saudável. Por isso, quanto mais pedir, mais garantias terá de apresentar.

Para começar o relacionamento, abra uma conta na instituição e peça empréstimos pequenos, pagando com pontualidade. Em qualquer hipótese, preste atenção aos juros cobrados, para que eles não sejam superiores à rentabilidade do seu negócio.

“É importante lembrar que, devido a algumas dificuldades na obtenção de crédito para o início de novos negócios, muitos empreendedores buscam negócios com capital inicial zero ou de pequeno valor. A empresa tradicional, com estabelecimento fixo, colaboradores, produtos físicos e processos burocráticos não são mais o único caminho para novos empreendimentos”, finalizou Ferla.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :