Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Consórcio - Conheça benefícios e cuidados antes de contratar 

Data: 14/05/2010

 
 

A venda de novas cotas de consórcio de automóveis, comercializadas no primeiro trimestre de 2010, aumentou 43,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Para a Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio), o bom momento está relacionado às boas condições que os consórcios oferecem, em relação aos outros tipos de financiamento.

"Há muitas coisas boas em se adquirir um bem por meio do consórcio. Primeiro que essa modalidade não tem juros. Segundo que permite ao consumidor, com a carta de crédito em mãos, fazer o pagamento à vista e negociar o preço, conseguindo descontos vantajosos", afirma o presidente executivo da entidade, Paulo Rossi.

O executivo ainda completa: "Também não podemos deixar de citar que o consórcio é uma poupança programada que ajuda o consumidor a guardar o dinheiro, além disso ele tem muito menos burocracia do que em um financiamento normal, já que exige bem menos comprovações. O participante só terá de apresentar uma garantia de que vai pagar as prestações quando for contemplado, mas essa garantia normalmente é o próprio bem, que fica alienado até ele finalizar o compromisso dele com o consórcio".

Cuidados
Porém, antes de entrar em um consórcio, é preciso tomar alguns cuidados. "O primeiro deles é nunca fazer um consórcio em uma empresa que não seja autorizada pelo Banco Central do Brasil a comercializar cotas de consórcio", explica.

Além disso, o executivo afirma que é preciso analisar muito bem o contrato, e não assinar nada sem ter sanado todas as dúvidas. "Fale com o vendedor, com a administradora ou até mesmo com a Abac, se for preciso. Mas nunca assine nada sem ter certeza do que está escrito", diz o executivo.

Por fim, Rossi alerta para as falsas promessas, um tanto comuns nessa modalidade de compra. "Jamais acredite em promessas verbais de vendedores. É comum alguns dizerem para os clientes que eles logo serão contemplados, e não dá para saber isso. O consorciado só vai receber a carta de crédito se for sorteado ou se der um lance, portanto, não dá para garantir que ele estará com o bem nas mãos em pouco tempo. Toda promessa ou tem de ser confirmada com a administradora ou deve estar escrita no contrato".



 
Referência: InfoMoney
Autor: Tabata Pitol Peres
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoQuer abrir um negócio? Dicas para a escolha do sócio!
Economizar / PouparMedidas simples podem ajudar a diminuir gastos com a conta de luz
Carreira / EmpregoRemédio para o absenteísmo (ausência do colaborador no ambiente de trabalho)
Carreira / EmpregoMeu chefe é um mala
Investimentos / FundosO que é risco e como ele afeta seus investimentos
ImóveisConcentrar em imóveis é uma boa estratégia para a formação do patrimônio?
Modelos de documentosContrato - Prestação de Serviços de Assistência Técnica Contábil 1
SaúdePlanos de Saúde: Plano pela empresa: E em caso de aposentadoria?
Carreira / EmpregoParticipação nos lucros só vale se prevista em acordo ou convenção coletiva
Ações / Bolsa de ValoresGanhe na baixa usando travas com opções de compra