Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Confira os primeiros passos para fazer do planejamento um hábito 

Data: 25/05/2009

 
 
Sem planejamento, ninguém consegue cumprir todas as obrigações sem perda de tempo. Entretanto, fazer desse planejamento um hábito de vida é difícil para muitas pessoas.

De acordo com o especialista em gerenciamento de tempo, Christian Barbosa, para criar uma rotina em torno do planejamento é necessário atentar-se muito, principalmente no início. "Como toda mudança, o início é mais complicado, mas, a partir do momento em que esta começa a refletir de forma positiva no dia a dia, o processo se torna mais motivante", afirma ele.

Primeiros passos
Confira as dicas de Barbosa para quem quer começar a se planejar melhor:
  • Escreva suas atividades: você não consegue planejar ou gerenciar aquilo que não consegue visualizar. Usar a memória para gerenciar suas demandas é um dos piores hábitos;
     
  • Analise o que deve ser feito e o que não deve: já reparou que estamos sempre ocupados com atividades que não deveríamos estar fazendo, ou que poderiam ser canceladas sem nenhum tipo de prejuízo para nossa rotina? Por isso, antes de começar a executar, faça uma avaliação e veja o que pode ser riscado da agenda. Ter uma agenda lotada não implica obter resultados;
     
  • Mensure seu dia: depois de organizar suas tarefas em ordem de relevância, elabore um planejamento. Determine horários para a execução de cada atividade e, após escrever as importantes e urgentes, pergunte-se quanto tempo levará para realizar cada uma das atividades. A mensuração permite a verdadeira análise da real possibilidade de fazer tudo dentro do tempo disponível no seu dia;
     
  • Siga o planejamento: não deixe que as tarefas se acumulem. Todas elas precisam ser realizadas e é preciso ter cuidado, para que não virem urgências. Estas só causam estresse, pois são tarefas com pouco tempo ou sem tempo para serem realizadas.
"Mesmo seguindo essas pequenas dicas de gestão de tempo, o mais importante deve partir de você. Determinação e vontade são fundamentais para conquistar o hábito da organização em sua vida. Tudo se torna mais fácil quando se tem um objetivo, vontade e determinação", finaliza.


 
Referência: InfoMoney
Autor: Karin Sato
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :