Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Casais: perfil financeiro diferente sempre prejudica orçamento? 

Data: 26/01/2009

 
 
Casais costumam discutir bastante por causa do dinheiro. O motivo pode ser a diferença no perfil financeiro que há entre marido e mulher e, se não houver cooperação de ambos para o orçamento, o resultado pode ser dívidas e mais dívidas.

De acordo com o consultor financeiro e diretor presidente da ONG ABC, Marcelo Fernando Segredo, as pessoas podem ser divididas em cinco perfis financeiros, sendo eles: desligadas, gastadoras, descontroladas, poupadoras e solidárias.

Questionado sobre se a diferença de perfis pode colocar o orçamento do casal por água abaixo, ele respondeu que sim, se não houver planejamento. "Imagina que você está noiva e que vai se casar. Para isso, tem de montar a casa. Você é descontrolada e o seu parceiro, um controlador. Você recebe o salário e faz o que quer. Ele projeta o dinheiro para o casal. Desta forma, o planejamento financeiro vai por água abaixo", explicou ele.

"Mesmo que o noivo tenha um bom salário, chega uma hora que o descontrolado gasta tudo e ainda entra em dívidas. Vai precisar do dinheiro do outro", completou.

Os perfis
Confira abaixo quais são os cinco perfis financeiros:
  • Desligado: ao receber correspondências bancárias, as deixa na gaveta, sem sequer abrir. Raramente se endivida, costuma guardar um pouco de dinheiro, porém não é capaz de traçar objetivos financeiros. Tem aversão a métodos que exijam uma disciplina financeira maior;
     
  • Gastador: para esses, não existe o amanhã, o importante é viver o dia de hoje com intensidade e desfrutar do melhor que o dinheiro pode oferecer. Gasta tudo o que ganha e um pouco mais e, se bobear, ainda pega emprestado com algum parente ou amigo. Apavora-se ao perceber que está sendo vigiado;
     
  • Descontrolado: não sabe quanto dinheiro ganha, tão pouco quanto gasta, e vive dizendo que a cada mês seu salário está diminuindo. Considerada os limites do cheque especial e do cartão de crédito como parte do salário e adora empréstimos consignados. Está habituado a pegar empréstimo em um banco para cobrir a dívida de outro e paga juros e mais juros desnecessariamente;
     
  • Poupador: mais conhecido como avarento, é extremamente disciplinado, está habituado a restringir despesas pessoais para poupar o máximo, e assim procurar conquistar sua independência financeira o mais rápido possível. Não quer de forma alguma depender de aposentaria e, para isso, não mede esforços para economizar. Não se arrisca em nenhum negócio sem ter certeza de que terá lucro;
     
  • Solidário: é aquele tipo de pessoa que se endividou ajudando os outros. Costuma emprestar dinheiro, cheque e cartão de crédito para amigos fazerem compras. Nunca se preocupa consigo mesmo e é capaz até de pegar empréstimos em seu nome para ajudar alguém. Reluta em dizer que a dívida não é sua e desdobra-se para tentar receber o dinheiro para quem emprestou.
Entre o casal
Independentemente do perfil financeiro do casal, de acordo com o consultor financeiro, o ideal é chegar ao final do mês e juntar os salários. "Paga as dívidas e as despesas. Poupa 10% todo o mês. Existe a necessidade de ter reserva financeira de pelo menos um ano de salário. Afinal, com exceção de poucos casos, ninguém perde emprego hoje e consegue outro amanhã", afirmou.

Depois disso, é que se deve consumir. Mesmo assim, ele afirmou que "tem de existir uma conversa entre o casal, para ver o benefício da compra. O casal tem de saber se controlar, sem se transformar em um avarento".


 
Referência: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Ações / Bolsa de ValoresVolatilidade
Modelos de documentosCarta de Cobrança (11) -Tom Medianamente Forte
Turismo / ViagensBagagem: Para quem vai ao exterior - Como é determinado o valor do produto e do imposto?
Modelos de documentosContrato - Permuta de Bem Móvel por Imóvel
Carreira / EmpregoPense bem antes de se relacionar com um colega de trabalho
Ações / Bolsa de ValoresQual a diferença entre ações ON e PN para o pequeno investidor?
Turismo / ViagensO Poder Público responde por danos causados ao meio ambiente?
Investimentos / FundosAnalise bem as alternativas antes de escolher o melhor investimento para você
FilhosFilhos e carreira: cai número de mulheres que acreditam ser ideal trabalho integral!
Dívidas / Endividado ?Saiba o que pode e o que não pode ser penhorado para saldá-las