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Negócios / Empreendedorismo - A prática da Avaliação 360º  

Data: 27/02/2009

 
 
O que é?

É um método que consiste em avaliar o desempenho dos colaboradores, através de uma rede de feedback, envolvendo as pessoas que fazem parte do seu círculo de atuação, possibilitando a visão da sua performance sob diferentes ângulos (visão dos superiores, pares, subordinados, clientes e fornecedores), visando aumentar a eficácia do profissional nos processos empresariais com qualidade de vida no trabalho.

Objetivos 
  1. Estabelecer, de maneira clara, o que é esperado de cada colaborador, com base na descrição e na análise do cargo que o profissional ocupa. 
  2. Dotar o colaborador de um esquema de acompanhamento e aconselhamento, onde ele terá a oportunidade de conhecer seus pontos fortes e fracos, reforçando seu bom desempenho e procurando corrigir suas deficiências.
  3. Elaborar planos de ação para os colaboradores que apresentam desempenho insatisfatório.
  4. Estabelecer metas e novas conquistas com base nos objetivos organizacionais.
Pré-requisitos
  1. Definição de todas as competências necessárias para os diversos cargos existentes na estrutura organizacional.
  2. Elaboração mais clara da análise e da prática na descrição de competências.
  3. Definição de todas as competências necessárias para os diversos cargos existentes na estrutura organizacional.
  4. Base de dados informatizada que viabilize o processo e garanta o sigilo das informações.
Dificuldades
  1. Mudança de cultura, porque a avaliação passou de um processo unilateral para um outro, onde é necessário avaliar e ser avaliado por outras pessoas.
  2. Em algumas empresas, esse tipo de avaliação já é realizada pela Intranet. Nesse caso, é preciso que os colaboradores que não são acostumados a lidar com computadores sejam previamente treinados e tenham um terminal à disposição.
  3. Utilização de uma ferramenta pelo nível operacional, já que não fazia parte do dia-a-dia de trabalhos dos funcionários ter acesso a um computador.
  4. Mostrar a todos os colaboradores os ganhos com o novo processo de avaliação, sensibilizando e estimulando a participação do processo. Para tanto, o líder deverá atuar como agente facilitador do processo.
  5. Os funcionários de nível hierárquico inferior encontram maior dificuldade em avaliar seu superior, seja por ausência de esclarecimento sobre o propósito da avaliação ou pela falta de uma visão holística da organização.
Benefícios
  1. Otimiza a produtividade.
  2. Orienta o desempenho.
  3. Diagnostica os pontos de melhoria na performance dos avaliados. 
  4. Proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional.


 
Referência: RH.com.br
Autor: Kelly Marques
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Abaixo colocamos mais algumas dicas :