Fiquei muito feliz ao verificar o quanto foi aceito a primeira parte do 
artigo "Sua equipe está andando em círculos?". Recebi muitos comentários e cases 
sobre o assunto.
Um comentário muito importante foi o do colega de profissão, especialista em 
liderança e vendas, Raul Candeloro, onde ele comenta sobre a importância do 
quarto princípio, desenvolver uma acuidade sensorial, em o líder saber se está 
realmente indo na direção planejada. Por isso, dedico um pouco mais de tempo 
para falarmos sobre esse assunto.
Como vimos antes não é difícil encontrarmos equipes inteiras, juntamente com 
seus líderes, andando em círculos por em primeiro lugar não ter um objetivo 
muito claro em mente. Alguns até têm um bom planejamento estratégico, mas falham 
ao agir. Outros agem, agem muito rápido, mas suas ações infelizmente o afastam 
de suas metas.
É importante o líder sempre estar bem atento para as respostas de suas 
decisões e suas ações. Na maioria das vezes parecemos estar agindo muito bem. Em 
curto prazo tudo está certo. Mas as consequências não confirmam isso. 
Encontramos líderes empolgados e obcecados por atingir metas que não dedicam 
tempo para fazer uma avaliação semanal ou até mesmo mensal para verificar se 
tudo está como planejado, não há controle algum, deixam assim de rastrearem os 
pontos fracos de seus liderados. E assim aumentam as chances de fracassos. Por 
não desenvolverem um sensor de cuidado falham ou, quando detectam uma falha, 
deixam para resolvê-la depois.
Podemos ilustrar isso como uma viagem. 
Você esta na rodoviária de Curitiba pronto para embarcar em um ônibus rumo a São 
Paulo. É a primeira vez que você viaja de ônibus, você se atrapalha e entra no 
ônibus errado em direção a Florianópolis. Quando você está viajando mais ou 
menos umas três horas, percebe que está indo para o lado errado. Ótimo. Você 
percebeu que está indo para o lado errado. Você quer ir para São Paulo e não 
para Florianópolis. E agora, o que você faz?
Você espera o ônibus chegar ao fim de sua viajem para, então, retornar em 
direção ao seu destino inicial, aumentando assim o tempo de viajem, não 
cumprindo com sua agenda e programação já feita?
Ou você diz: - Para o ônibus que eu quero descer!
Amigo líder, você não pode estar tão preocupado com a viagem e se esquecer de 
encher o tanque de seu carro.
Você pode agora estar se perguntando: como desenvolver esse sensor de 
cuidado? Isso depende de sua meta inicial. Cada meta requer um tipo de cuidado e 
avaliação diferente. Mas existem algumas perguntas para um líder se fazer 
diariamente. Perguntas que com certeza irão fazer a diferença na caminhada em 
direção de seus objetivos: 
O que estou aprendendo? 
Hoje eu e minha equipe chegamos mais perto de nossa meta? 
E se houver um erro, uma falha? Como eu posso evitar que isso aconteça 
novamente?
Lembre-se desenvolver uma acuidade sensorial é saber se sua equipe está 
aproximando-se ou se afastando de suas metas. Agora, se estiver afastando, "para 
o ônibus que eu quero descer". Não deixe chegar o final do mês ou do trimestre 
para olhar os relatórios e dizer: não foi desta vez.
O que você acha de começarmos agora? Responda-me: suas atitudes e as de sua 
equipe estão o aproximando ou o afastando de suas metas? Desejo a você tudo de 
bom e muito mais.