Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - O chefe do empreendedor 

Data: 11/02/2009

 
 

Já ouvi mais de uma vez a seguinte bobagem:  “A vantagem de ter o próprio negócio é que você não tem mais chefe e faz tudo como quiser.”

Porque bobagem?  Quem diz isso não deve ter percebido que a situação de “chefia” do empreendedor é muito pior do que a de um funcionário de uma empresa:  cada cliente passa a ser seu chefe!

Vamos ver isto mais de perto:  em uma empresa funcional, cada funcionário tem seu chefe direto.  Em uma empresa projetizada, ele sempre estará sob “comando” de um gerente de projeto, e  mesmo em uma empresa matricial, na qual pode haver um conflito entre o chefe do setor e o gerente de projeto,  ele terá a quem responder.   Nesta situação, a orientação do trabalho e decisões finais cabem ao chefe. Mesmo que este funcionário lide com diversos clientes, ainda é seu chefe quem guiará as atividades.

Para o empreendedor, a coisa muda de figura.  Não tendo chefe direto a quem se reportar, cria-se a sensação de liberdade e independência.  No entanto, não é bem assim.  Quem tem seu próprio negócio acaba tendo que tratar cada cliente como se fosse seu chefe, e não pode se dar ao luxo de ignorar a um para atender ao outro.  Isto cria uma enorme dificuldade de gerenciamento de tempo e recursos, já que “chefe” não atendido é “chefe” perdido.

É claro que o empreendedor possui mais liberdade na organização de seu tempo.  Liberdade não significa trabalhar menos, e sim trabalhar nos horários/locais que mais se adaptam a seu estilo de vida.  Ainda assim, até esta liberdade é limitada…  e se um dos melhores clientes liga no final de semana pedindo uma ajuda urgente?

Por isso, os candidatos a empreendedores devem avaliar bem os conceitos que estão gravados em suas mentes antes de tomar os primeiros passos.  Empreender exige dedicação e um trabalho muito árduo, normalmente além do que os funcionários de empresas estão acostumados.  Quem não compreende isso e acredita que no próprio negócio sua vida será mais fácil terá muitas dificuldades em se adaptar à nova realidade.

E ao mesmo tempo, que isto não sirva para desestimular quem deseja empreender.  A recompensa também poderá ser muito maior!



 
Referência: Empreenda JA
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :