Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Economista ensina a controlar gastos em tempos de crise 

Data: 17/12/2008

 
 

O final do ano está chegando e junto com os preparativos para as festas natalinas e o reveillon chegam também as dívidas. Os presentes para a família e amigos, as decorações na casa ou ainda a viagem para passar a virada de ano em outra cidade acabam comprometendo o orçamento anual. Em tempos de crise financeira, nada melhor que economizar e planejar.

Uma pesquisa realizada recentemente por uma agência de publicidade nos países latinos revelou que os brasileiros estão otimistas quanto à crise. Os dados mostram que mesmo acreditando que o mercado brasileiro pode demorar a sentir os efeitos da crise, os consumidores da classe C e D pretendem economizar em alguns setores de “menor” urgência, como viagens, compra de eletrodomésticos e carro.

Mas controlar os gastos não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas acabam procurando especialistas no assunto para ajudar no planejamento ou ainda cursos que ensinem qual a melhor forma de economizar. A estudante Patrícia Andrade é cuidadosa na hora de escolher os presentes de natal. “Eu sempre procuro lojas que proporcionam as melhores ofertas e que estão dentro do meu orçamento mensal. Não costumo comprar com cartão de crédito nesse período para evitar entrar no ano novo com dívidas”, disse.

Para o economista Rafael Paschoarelli existem muitas receitas para começar o ano novo sem dívidas e com o nome longe do SPC e Serasa. Para ele a primeira mudança é a de atitude. “Não se deve gastar um centavo com dinheiro que não se possua. Se isto for levado a ferro e a fogo, a pessoa não vai comprar a prazo. Comprar a prazo e depois não ter renda para pagar as prestações é um dos principais fatores do aperto financeiro. A dica é: se não tiver o dinheiro, não compre”, disse.

O economista Rafael Paschoarelli (SP) estará em Teresina, nos dias 12 e 13 de dezembro falando sobre o assunto. Ele ministrará o curso “Finanças Pessoais”, no Instituto de Estudos Empresariais de Teresina-Iemp.



 
Referência: 180graus.brasilportais.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoOuvir sugestões e ser isento são as principais atitudes para conquistar nova equipe
Finanças pessoaisPlanejamento financeiro: não desanime com os obstáculos no caminho
Finanças pessoaisAntes do sim: casal deve estar bem informado sobre a divisão de bens
Impostos / TributosProdutos de limpeza: quanto você paga em tributos para limpar a casa?
Ações / Bolsa de ValoresObjetivo para seus filhos
VendasO desafio de se adaptar ao novo cliente
Ações / Bolsa de ValoresImpostos: Como é o tratamento tributário das operações de day-trade?
Carreira / EmpregoNova prática no ambiente de trabalho, eutonia aumenta produtividade
Carreira / EmpregoEmpregos passam, sonhos não realizados, não!
FilhosFilhos podem, e devem, participar do orçamento doméstico