Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Conflitos na equipe 

Data: 26/11/2008

 
 

Você certamente já precisou administrar algum conflito em sua equipe. Como não foi o primeiro nem será o último, uma vez que o surgimento deles entre colaboradores é mais que normal, você precisa estar preparado para administrá-los de forma eficaz. Confira algumas dicas:

» A maioria dos conflitos tem início por divergência de opiniões. Então, possibilite que cada colaborador diga o que pensa sobre o problema em questão. Ouvir a opinião de todos os envolvidos é o primeiro passo para não agravar a crise e manter o espírito de equipe. Além de que, decisões apressadas podem gerar ressentimentos e mal-estar.

»Após ouvir o relato de todos, ensine-os a separar as boas idéias das más, as ações benéficas das que podem prejudicar o grupo. E sempre foque no conflito, nunca em um ou outro integrante da equipe, ainda mais quando estiver em público.

» Recapitule a situação que deu origem ao conflito. Muitas vezes, discussões têm início em pequenas divergências que poderiam ser resolvidas com uma boa conversa, caso as pessoas enxergassem a situação pelo ponto de vista do outro. Para que isso se torne freqüente, estimule sua equipe.

» Procure não levar o conflito exageradamente a sério. O que menos se recomenda em situações assim é que o líder se deixe contaminar pelo ocorrido e esqueça que está ali para intermediar e resolver o problema. Às vezes, uma piada ou a lembrança de um fato engraçado, semelhante ao ocorrido, já relaxam o ambiente e acalmam os ânimos.

Nem sempre a solução do conflito será imediata. Até porque sua equipe está emocionalmente envolvida com o acontecido. Portanto, dê tempo ao tempo, convide as pessoas para retomarem suas atividades e ressalte que a troca de idéias é muito bem-vinda, mas desde que não venha acompanhada de ataques pessoais ou posicionamentos inflexíveis que possam originar novos conflitos, não é mesmo?



 
Referência: E-zine
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :