Seja a sua necessidade vender idéias para o chefe ou produtos para o seu cliente, uma boa comunicação é fator crítico de sucesso. Antes de comprar um novo terno, uma nova camisa, fazer um curso sobre como falar em público etc, responda a si mesmo as seguintes perguntas: 1. O Problema do seu Cliente. Qual é o problema que o seu cliente está vivendo? 2. Objetivo da Comunicação. Qual é sua meta principal nessa apresentação? 3. Público. Quais são as características dos ouvintes? O que mais lhe chama atenção, qual tipo de português eles preferem, que tipo de apresentação lhes atrai. 4. A Grande Idéia. Qual é a idéia que você quer comunicar? 5. Benefícios. Quais problemas os seus produtos vão resolver? 6. O que eles sabem Antes de Você. O que o público diz antes de ver a sua mensagem? 7. O que eles sabem Depois de Você. O que você quer que o público diga depois de ver a sua mensagem? 8. Motivo para Ação. O que você deseja que o público faça após ouvir você? Não cometa o erro de se apresentar a alguém sem saber essas respostas.