Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Reuniões eficazes: possível ou improvável? 

Data: 25/11/2008

 
 

Você já deve ter passado pela situação de convocar sua equipe para uma reunião e muitos não gostarem do convite. Isso porque se instaurou no meio corporativo uma espécie de trauma devido ao excesso, à monotonia e ineficácia de muitas reuniões. A fama se deve a líderes que têm o habito de promover reuniões além do necessário.

A verdade é que quando bem utilizadas, elas são instrumentos de gestão e ferramentas muito eficazes para os líderes. As empresas devem adotar uma regra em que toda reunião deve ter um responsável pelo sucesso do encontro. Assim, os problemas serão minimizados ou eliminados.

Um detalhe importante que irá influenciar no resultado da reunião é o local onde ela será realizada. Salas com temperatura inadequada ou expostas a ruídos externos prejudicam o andamento delas. No entanto, locais que acomodam confortavelmente os participantes contribuem para o sucesso.

Vale destacar que a maioria dos problemas com reuniões acontece pela inexistência de planejamento. Entre os mais freqüentes estão a convocação de pessoas que não precisariam estar presentes, o descumprimento dos horários e a falta de foco e objetivos. Sem contar que muitos dos assuntos poderiam ser tratados por telefone ou e-mail.

Foram esses fatos que impulsionaram em muitos profissionais o desejo de aboli-las, defendendo a idéia de menos conversa e mais ação. Entretanto, pode-se reduzir o número de reuniões, mas eliminá-las totalmente implica dificultar o alcance de determinados objetivos. Por essa razão, o ideal não é acabar com elas, mas convocá-las quando realmente forem necessárias.

Há também a corrente dos que afirmam que grandes líderes optam pela comunicação eficiente e individualizada, em vez de reuniões com a equipe. Mas é possível ser um grande gerente ou administrador sem elas?

O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada realizou uma pesquisa com 200 executivos apontados por suas empresas como profissionais de desempenho elevado. O objetivo era descobrir a freqüência com que eles convocavam reuniões com suas equipes. A conclusão foi que os bons executivos fazem no máximo uma por mês, com duração média de duas horas.

Numa época em que tudo acontece de forma instantânea, é necessário aprender a planejar e conduzir encontros de trabalho produtivos. Confira cinco dicas para tornar suas reuniões mais eficazes:

1. Toda reunião deve ter um responsável.
2. Ele deve planejar a reunião assim que decidir promovê-la.
3. Ela deve ter tempo definido – horário de início e de término – que deve ser respeitado.
4. Seus participante devem ser informados previamente sobre o que se espera deles. Assim, poderão preparar as informações ou contribuições com antecedência.
5. Só convoque uma reunião quando não houver outra forma mais simples para atingir o objetivo.



 
Referência: E-Zine Liderança
Autor: Cleverson Uliana
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :