Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Defenda-se - Como se proteger da clonagem de placas de carro 

Data: 30/05/2007

 
 

Motoristas que recebem infrações de trânsito em lugares em que jamais estiveram, podem estar sendo vítimas da clonagem de placas de veículos. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), este tipo de golpe é praticado por quadrilhas de bandidos ou por pessoas que cometem muitas infrações de trânsito e tentam escapar das multas para não perder a carteira de habilitação.

O assistente geral da corregedoria do Detran-SP, Marcos Latari, destaca que as placas clonadas são conhecidas também como dublê. Ele explica que os dublês podem ser feitos de duas maneiras. Na primeira, a pessoa utiliza uma placa clonada em um veículo de outra marca e outra característica. "Existem os casos em que a cópia da placa é utilizada em um veículo do mesmo modelo, cor e características da placa original", ressalta.

No caso de desconfiança sobre a clonagem de placas, Marcos Latrari recomenda ao motorista prestar uma queixa no Detran de sua cidade e recorrer das multas (veja no link abaixo). "O motorista que receber em sua casa multas de trânsito em locais que não passou e desconfiar que existe um dublê de seu veículo circulando na cidade deve registrar uma queixa", orienta. Ele avisa que as queixas são analisadas pela corregedoria do Detran, que abre um processo de investigação.

Nesta investigação, o Detran faz uma inspeção geral no veículo e avalia as multas e os documentos do carro. "Existem casos de pessoas que prestam queixa de clonagem ao Detran para tentar não pagar a multa, por isso, realizamos uma investigação preliminar", avisa o assistente geral da corregedoria do Detran-SP.

Se constatada a clonagem, o Detran-SP bloqueia as placas copiadas e autoriza a substituição dos números e letras das placas. Para realizar esta substituição o motorista tem de pagar duas tarifas: R$ 8,53, referente ao novo emplacamento do veículo, e outra de R$ 81,00 para emitir um novo documento.

O Detran-SP fica na Avenida Pedro Alvares Cabral, 1.310, Ibirapuera, zona Sul. O telefone para informações é (11) 3889-3000. O site é www.detran.sp.gov.br.
 



 
Referência: Defenda-se.inf.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Defenda-seConstituição Federal - Dúvidas freqüentes : » Qual a principal garantia que a Constituição "oferece" aos contribuintes com relação a tributos? (art. 145 e seguintes)
Negócios / EmpreendedorismoTreinamento: o combustível essencial
Modelos de documentosContrato - Representação Comercial, Veiculação de Imagem e Venda de Prod. Internet
Entrevista de empregoComo conseguir meu primeiro emprego?
Finanças pessoaisVocê pode ser seu problema financeiro
Carreira / EmpregoVocê é o Responsável Por Sua Carreira
ConsórcioConsórcio imobiliário pode ser uma boa opção de investimento?
Economizar / PouparCapacidade de poupar é baixa no Brasil; 85% gastam mais do que ganham
Negócios / EmpreendedorismoMudança na equipe? Não economize treinamento e seja paciente
ImóveisCaça-vazamentos estanca gasto excessivo