Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Sucesso é igual a uma boa comunicação  

Data: 03/10/2008

 
 

Com a informação mais acessível a todos, o sucesso de muitas empresas vêm se atrelando a comunicação. Não apenas na publicidade, mas também a tudo que se refere a relacionamentos, sejam com fornecedores, com colaboradores ou comunidades. A abertura da economia e legislação nas áreas do consumidor e ambiental têm exigido das empresas uma mudança de perfil no sentido do tratamento da comunicação. Quando o mercado muda, passa a exigir um profissional preparado para atender suas demandas. Por isso, a Comunicação Empresarial ou Coorporativa se apresenta como um novo e promissor segmento de carreira.

Os dados divulgados pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) comprovam a expansão do mercado. Atualmente, existem cerca de 1.200 agências operando no país, com 13 mil profissionais. O mercado na Região Nordeste é um dos que mais cresce, com cerca de 150 empresas, sendo a maioria concentrada em Pernambuco e na Bahia. A expectativa é de que, em cinco anos, o número de especialistas em Comunicação Corporativa chegue a quase 20 mil.

Apesar de promissor, de acordo com o secretário-executivo da Abracom, Carlos Henrique Carvalho, faltam profissionais qualificados. "Hoje, para cuidar da comunicação de uma empresa não basta escrever um bom release, é preciso planejar todo o processo, ter conhecimento em gestão de negócios", detalha. Isso porque este profissional cuida da imagem da empresa, dos seus executivos, da comunicação com os funcionários e com a sociedade (público, mídia).

Outra questão destacada por Carvalho é a postura das empresas nacionais quanto à importância da comunicação. "Para as de médio porte, por exemplo, a comunicação se resume a publicidade. Os gestores têm que entender o que a Comunicação Corporativa oferece", completou, lembrando ainda que, no caso das multinacionais, as políticas de comunicação são bem definidas. "Embora as estabelecidas no país, nem sempre tinham a prática alinhada com a matriz." A comunicação interna, um dos segmentos que mais cresce, comprometendo 9% do faturamento das empresas, é mais um indicador dessas mudanças. "O mercado da Comunicação Corporativa é excelente, com muitas possibilidades e oportunidades."

Embora comunicadores (jornalistas, publicitários) e relações públicas ocupem a maior fatia do mercado e, junto com os administradores, exerçam a maior procura pela especialização, qualquer profissional com interesse no assunto pode aproveitar a oportunidade. "É uma área muita aberta, uma atividade rica que não merece uma reserva de mercado", concluiu o secretário-executivo da Abracom.



 
Referência: administradores.com
Autor: Da redação com informações do Jornal Folha de Pernambuco
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :