Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Falar e não Comunicar  

Data: 02/10/2008

 
 

Falar por falar, cansa qualquer platéia. Falar nem sempre significa comunicar. O orador busca sempre a persuasão. Neste sentido a verdade não é um compromisso fundamental.

Com esta premissa, o cuidado ao discursar deve ser a efetiva distinção:estou falando para a platéia ou para mim mesmo? Assim falamos, por não raro, as posições defendidas significarem meus desejos ou minhas ambições.

Sófocles, o filósofo grego afirmava que a verdade é sempre o argumento mais forte. Tinha e tem razão, daí deve ter se originado o ditado americano “O espinho que mais dói é a verdade”.

De tão forte, ela resiste a toda e qualquer violência, daí se somar a sabedoria popular “o caráter de quem afirma pesa mais do que o argumento”. O bom argumento e o orador de caráter, tese vencedora. A credibilidade do orador, portanto, como mérito - e não o texto - explica e justifica as afirmações.

No mundo inteiro sempre se comentou a propósito do falar e suas conseqüências. “Quando falares cuide para que as palavras sejam melhores que o silêncio”; é um ditado hindu. Os alemães dizem “as salsichas devem ser compridas e os discursos curtos”. Lutero o grande filósofo religioso afirmou “quanto menos palavra melhor a reza”. Da sabedoria popular aprendemos “Quem muito fala, muito erra”.

São avaliações críticas que se formam a propósito de falar muito, conteúdo da fala, comunicação pretendida, precisão e bom senso. Vale bastante considerarmos a impetuosidade e a maldade. Uma palavra pode ferir mais que uma espada. São as palavras contundentes oportunas ou não que podem construir, mas geralmente são destrutivas, especialmente quando desprovidas de verdade e cheias de agressividade.

Quem fala precisa ouvir também. Ouvir traz sabedoria, falar arrependimento. Quem escuta aprende. Quem não gosta de ouvir imagina que só existe uma verdade, a sua, pura prepotência. Ouvir e pedir opinião tem poder de solução, são ensinamentos do dia-a-dia da vida.

O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute, diz um pensamento oriental. Pena que a maioria das pessoas não gosta de ouvir!

"O pássaro não canta porque tem uma mensagem, mas por ter uma canção."
Provérbio Chinês



 
Referência: algosobre.com
Autor: Aucélio Gusmão
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Cartão de créditoComo utilizar o cartão de crédito em seu benefício
Carreira / EmpregoCresça junto com a equipe
Ações / Bolsa de ValoresInvestindo na Bolsa: pondere as opiniões de terceiros e crie sua própria estratégia
ImóveisImóvel na planta: saiba como se prevenir de atrasos na entrega
Finanças pessoaisCertidão Negativa e Positiva: conheça os documentos emitidos pela Receita Federal
Carreira / EmpregoIdioma: antes de aceitar subsídio da empresa, veja se conseguirá bons resultados!
Taxas / ÍndicesComo a Selic intefere em sua vida?
Carreira / EmpregoPor outro caminho: o que leva as pessoas a fugirem da área de formação?
SegurosQuais os documentos necessários para a comprovação do sinistro? A seguradora pode exigir testemunhas?
VendasAtendimento e vendas por chat, entre nessa!