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Negócios / Empreendedorismo - Empreenda com idéias simples 

Data: 30/09/2008

 
 

Muitas pessoas julgam ser muito difícil começar o seu próprio negócio. Nós já estamos acostumados a escutar "Eu não consigo fazê-lo" ou "Eu não tenho idéia do que fazer". Bobagem! A maioria das pessoas acredita que precisa começar "do zero". Elas pensam "O que eu posso fazer que ninguém ainda não o fez?". A menos que você seja um novo "Bill Gates" ou "Steve Jobs", tentar reinventar a roda é perda de tempo. Aqueles que desejam começar o seu negócio devem simplesmente responder à pergunta: "Como eu posso fazer algo melhor?" ou "Como eu posso fazer diferente daquele negócio sendo tocado ali?"

Faça acontecer

Como você deve começar o processo de idéias? Primeiramente, pegue um pedaço de papel e liste cinco coisas que você gosta de fazer ou nas quais você é realmente bom, tais como: "Eu sou realmente muito bom com pessoas"; "Eu adoro idosos"; "Eu adoro escrever"; "Eu adoro computadores e números"; "Eu sou bom em fazer planejamentos". Apenas escreva o que vier à cabeça e não se preocupe com o fazer sentido nesta etapa.

Depois faça o oposto, escreva as coisas em que você não é bom ou não gosta. Talvez você seja muito bom em conceitos de marketing, mas você não gosta de falar em público ou não gosta de viajar. Quando você terminar ambas as listas, pergunte-se: "Se existissem três ou cinco produtos ou serviços que fariam a minha vida melhor, quais seriam estes?"

Considere que fazer a sua vida melhor pode envolver a sua vida pessoal como homem, mulher, pai, marido, mãe, esposa - qualquer que seja a situação. Determine que produtos ou serviços fariam a sua vida mais fácil ou mais feliz, fariam você se tornar mais produtivo ou eficiente, ou simplesmente lhe dariam mais tempo livre. Agora, do outro lado do pedaço de papel, pergunte a mesma coisa sobre a sua vida de negócios/profissional.

Considere o que você gosta e desgosta como profissional e também que peculiaridades fazem as pessoas gostarem ou não de você. Finalmente, questione o porquê de buscar abrir o seu próprio negócio. Então, ao terminar, veja o modelo que você desenvolveu para medir os resultados (exemplo: Existe a oportunidade de um negócio "focado" nas coisas que eu sou bom ou gosto?)

Um bom exemplo

O negócio não precisa ser complicado, nem único, nem original. É essencial, porém, escutar as suas frustrações e decidir pensar em soluções simples que poderiam ajudar a mudar determinada situação que afeta as pessoas em geral. Esta é uma boa forma de ter idéias - escute as suas próprias (ou de colegas de trabalho, família e vizinhos) frustrações.

Se a sua mente estiver sempre antenada para receber idéias, então elas virão até você apenas olhando ao seu redor e lendo. Por exemplo, se você lê um artigo sobre a dificuldade em encontrar restaurantes com preços acessíveis para o trabalhador, e você estiver atento e pensando de forma empreendedora, a reação será: "Uau, aqui está uma oportunidade para iniciar o meu negócio".

"Fazer para levar"

Conseguir uma idéia pode ser tão simples quanto ter os olhos abertos para as tendências mais "quentes" em negócios. Uma recente onda nos Estados Unidos são estúdios onde você mesmo pinta uma peça de cerâmica e a leva para casa. Estes estúdios começaram em cidades maiores como Nova Iorque, São Francisco e Seattle. E nas áreas urbanas eles se tornaram bem populares entre os jovens solteiros. Alguns empreendedores até mesmo uniram este conceito com os negócios de entretenimento, tal como bares de degustação de vinho ou similares.

Quando estas lojas/estúdio de cerâmica foram para Irvine (EUA.), uma comunidade menor e familiar, os empreendedores focaram o mercado nas crianças e não nos jovens solteiros. Nos finais de semana, estes locais são ocupados por dezenas de meninas, abaixo dos 10 anos de idade, pintando as suas cerâmicas. As crianças têm os seus aniversários nestas lojas; e assim por diante. Meu ponto: você pode pegar a idéia e adaptar as necessidades de sua comunidade/região. Adicione a sua própria criatividade a qualquer conceito. Na verdade, personalizar um conceito/uma idéia não é uma escolha, é uma necessidade se você deseja ter sucesso em seu negócio.

Você não pode apenas pegar uma idéia, copiá-la ao "pé da letra" e dizer "Ok, vai funcionar". Fora os McDonald’s da vida e alguns outros grandes conceitos de franquia, muitos poucos negócios funcionarão com um conceito "tudo igual para todos". Uma das melhores maneiras de saber se a sua idéia funcionará na sua comunidade/região é conversando com as pessoas sobre ela. Caso seja uma idéia de um negócio, fale com seus colegas de trabalho e amigos. Divida com a sua família e vizinhos. Não tenha medo de sua idéia ser roubada por amigos, pois isto é muito pouco provável. Tudo que você tem a fazer é perguntar!

Determinação

Idealmente, agora que desmistificamos o processo de determinação sobre qual negócio é melhor para você, compreenda que começar um negócio não é um "bicho de sete cabeças". Lógico que não é fácil começar um negócio, mas também não é tão assustador ou complicado como muitas pessoas pensam. É um processo que se deve montar passo a passo utilizando-se o bom senso; então faça cada passo de uma vez. Primeiro passo: defina o que você deseja fazer. Uma vez escolhido, converse com pessoas sobre o que você pretende fazer para saber o que elas acham e pensam. Pergunte: "Você compraria ou usaria este produto ou serviço? E quanto você pagaria?"

Compreenda que muitas pessoas a sua volta lhe desencorajarão a ser empreendedor. Alguns lhe dirão que possuem a melhor das intenções contigo e que apenas lhe pedem de ver a situação com mais realismo. Alguns terão inveja de sua coragem. Você não pode permitir que os pessimistas lhe convençam a não seguir em frente, antes mesmo de sua jornada começar.

Um dos alertas que você mais ouvirá é sobre o risco. Todos lhe dirão que é arriscado começar o seu próprio negócio. E lógico, começar um negócio é arriscado, mas o que não é arriscado nesta vida? Além disso, há uma grande diferença entre riscos insensatos e riscos calculados. Se você considerar cuidadosamente o que está fazendo, criar mais de um cenário e nunca parar de fazer perguntas para aprender, você minimizará o seu risco.

Você não pode permitir que a existência do risco lhe detenha de ir em frente. Pense: "O que eu estou realmente arriscando?" e avalie o risco. O que você está deixando de fazer? O que você perderá se as coisas não andarem bem? Não arrisque o que você não pode. Não arrisque a sua casa, sua família ou sua saúde. Pergunte-se: "Se não funcionar, eu estarei pior do que hoje?". Se tudo que você tem a perder é algum tempo, energia e dinheiro, então o risco é provavelmente válido.

Determinar o que você deseja fazer é apenas o primeiro passo. Você ainda terá muitas "lições-de-casa" para realizar passada esta fase. Mas faça alguma coisa. Não se sente ano após ano e diga "Este é o ano que eu começarei o meu próprio negócio". Faça deste ano o começo de tudo!

 



 
Referência: sebrae-sc.com
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