Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Banco / Cheque / Conta - Conta corrente, o que é 

Data: 16/09/2008

 
 
É em sua conta corrente que você depositará todo o dinheiro que recebe. Normalmente, poderá preencher cheques, sacar dinheiro de um caixa automático, usar um cartão de débito e ter essas transações deduzidas de seu saldo. Guarde comprovantes de todas as suas transações para que você saiba exatamente quanto dinheiro tem em sua conta. Use seu cartão de débito ou seu talão de cheques somente se tiver fundo suficiente. Se você preencher um cheque de um valor mais alto do que tem em sua conta, o cheque será devolvido por insuficiência de fundos.

Os bancos brasileiros são obrigados pelo Banco Central a disponibilizar mensalmente um extrato que detalhe todas as suas transações, bem como seu saldo final. Você também poderá obter extratos diários pela Internet, nos caixas automáticos ou pelo telefone/fax. Certifique-se de que seu extrato mensal corresponde à sua própria listagem de transações. É importante registrar cada cheque no canhoto do talão, para garantir que você não fará saque a descoberto de sua conta e terá problemas. Poderá verificar erros que cometeu ao registrar seus gastos ou até um erro do banco.

Uma conta corrente lhe garante diversos recursos importantes para a sua independência financeira, tais como conveniência, controle e economia. A conveniência está na capacidade de preencher cheques, usar o cartão magnético para pagar bens e serviços, contas ou fazer outro tipo qualquer de pagamento. O cheque compensado ou o registro do uso do cartão dá a você a garantia de ter feito o pagamento e de que a pessoa ou companhia a quem se destinava o pagamento recebeu o dinheiro. E, rastreando suas despesas, sua conta corrente também lhe permite controlar e poupar seu dinheiro.
Veja na tabela abaixo alguns dos aspectos que você deverá considerar ao escolher um banco.
 
Localização Agências, horários de funcionamento, disponibilidade de caixas automáticos
Tarifas Tarifas mensais, tarifas por cheque, tarifas de solicitação de extratos, tarifas de uso dos caixas automáticos.
Outras despesas Uso do internet banking, talões de cheques adicionais, tarifas de transferência de fundos (DOC e TED) e outras.
Aspectos especiais Débito automático, cheque especial, internet banking, cartões de crédito, limites de crédito.
 

Os bancos sempre oferecem diferentes tipos de produtos e serviços relativos à sua conta corrente e a maioria deles é orientada para tornar seu uso do banco mais atraente, o que o fará querer utilizar todos eles. Entretanto, você deve ter cuidado e perguntar sobre cada um deles, pois normalmente há uma taxa para cada serviço utilizado.

Além disso, é importante saber que as contas correntes normalmente pressupõem uma tarifa mensal. Os bancos são obrigados pelo Banco Central a fornecer gratuitamente um cartão de débito para movimentação de sua conta ou um talão de cheques com 20 folhas por mês, mas podem cobrar pelo uso extra e pela emissão de cheques com valores baixos ou altos. Alguns bancos dão descontos ou não cobram seus serviços caso você faça investimentos ou mantenha um saldo mínimo em sua conta. Você deverá fazer uma pesquisa e analisar cuidadosamente todas as opções para sua nova conta corrente. A tabela abaixo destaca alguns dos produtos e serviços pelos quais os bancos podem cobrar.
 
Impressão de cheques, caso o cliente tenha optado por receber os cheques gratuitamente, ou a partir da 21ª folha no mês Uso do cheque especial Cheques sustados
Cheques devolvidos Transações eletrônicas Taxas de empréstimos e financiamentos
Cheques com valores baixos Transferências de valores Emissão de extratos
Cheques com valores altos    

Mesmo com tarifas, uma conta corrente ainda é a maneira mais prática de administrar seus rendimentos e pagamentos.
 


 
Referência: financaspraticas.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoO que você pretender ser: líder ou chefe?
Finanças pessoaisPé-de-meia: como fazer remessas do exterior com segurança e sem perdas
Entrevista de empregoComo se prepara para uma Entrevista
Carreira / EmpregoNão ter um "plano B" para a carreira é perigoso! Especialista explica o motivo
ConsumidorAprenda a se proteger da publicidade enganosa e abusiva!
Negócios / EmpreendedorismoComércio no trabalho: veja seus pontos negativos e positivos
Ações / Bolsa de ValoresComo saber se sua carteira está com a rentabilidade adequada?
Como agirTelefonia: Está devendo para a Embratel? Esqueça o 0300
Carro / VeículoComo me defender de multas? Preciso contratar advogado para recorrer de multas?
LeisTem um animal de estimação? Conheça os seus direitos no condomínio