Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Dívidas / Endividado ? - Para onde vai o nome de quem tem cheque devolvido?  

Data: 16/09/2008

 
 

Ninguém quer passar pela situação, mas ela deve ser encarada com equilíbrio para que o problema seja resolvido o mais rápido possível: o cliente de um banco perde o controle de suas finanças e emite um cheque que acaba sendo devolvido duas vezes. Você sabe o que acontece com o nome da pessoa em situações como essa?

Neste caso, além da dor de cabeça de ter de regularizar a situação o quanto antes junto ao credor, o nome do consumidor vai parar nas listas de "maus pagadores" do CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) e da Serasa.

Entenda melhor o processo

O CCF é operacionalizado pelo Banco Central. De lá, os dados do consumidor que emitiu o cheque são repassados para a Serasa que, por sua vez, disponibiliza o nome dos inadimplentes às empresas e instituições que concedem crédito.

Para saber se o seu nome está incluído no CCF, o consumidor deve comparecer a uma Central de Atendimento do Banco Central ou a uma agência de seu banco, portando um documento de identidade que contenha o número de seu CPF. Vale lembrar que nenhuma instituição pode cobrar nada por esta consulta.

Caso o nome realmente conste nesta lista, o cliente poderá descobrir onde está o cheque devolvido, uma vez que ele saberá o código do banco e da agência que comandou a inclusão, o número e o valor do cheque e a data de inclusão. Com estes dados, o consumidor poderá providenciar a exclusão de seu nome dos bancos de "devedores".

Motivos para a devolução

Além das informações acima, a consulta realizada pelo Banco Central mostrará o motivo da devolução do cheque, o que provavelmente virá em código.

Se o número informado no relatório for 12, significa que o cheque foi devolvido, após a 2ª apresentação, por falta de fundos. Caso o código seja o 13, o cheque foi devolvido porque a conta corrente foi encerrada. Se o número apresentado for o 14, significa que o cheque foi adulterado e/ou falsificado.

Contas conjuntas

De acordo com o Banco Central, quando um dos titulares de uma conta conjunta tem um cheque devolvido duas vezes, os nomes e CPFs de todos os titulares da conta são incluídos no CCF.


 



 
Referência: financaspraticas.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Economizar / PouparPlanejamento financeiro ajuda a realizar sonhos
Economizar / PouparBebidas: aprenda a comprar, armazenar e a exigir os seus direitos
Turismo / ViagensViaje, aproveite e economize. Saiba como.
Carreira / EmpregoEspecialização: é hora de pensar um pouco mais na sua carreira!
Carreira / EmpregoFaça seu marketing pessoal com elegância
Economizar / PouparMarca própria: antes da compra, vale pesquisar preço frente à concorrência
Dívidas / Endividado ?Não tome dinheiro emprestado sem planejar antes
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro III - Do Direito das Coisas »»» Título I - Da Posse
Finanças pessoaisDe olho no futuro: pequenas economias diárias podem garantir boa reserva
Negócios / EmpreendedorismoCadê os morangos das empresas?