Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Entrevista de emprego - Timidez: é possível controlá-la na hora da entrevista de emprego 

Data: 10/09/2008

 
 
Ser tímido não é um problema. Muito pelo contrário. Quem tem a característica tímida, quando aprende a administrar o sentimento, sabe o momento certo de se expor, e isso é bastante positivo, principalmente durante uma entrevista de emprego.

O problema é que nem sempre o tímido consegue administrar esta característica pessoal. "Numa entrevista, o candidato precisa falar, se expressar, olhar. A situação exige que a pessoa tenha facilidade em colocar o que ela fez. O tímido vai ter dificuldade em lidar com essa situação, porque existe tensão, ansiedade. Qualquer pessoa sentiria tudo isso, mas o tímido sente mais", afirmou a psicoterapeuta Clarice Barbosa.

Apesar de ter mais dificuldades, existe uma maneira de o tímido se dar bem durante uma entrevista de emprego. Para isso, é preciso que ele se prepare bem para a situação, controlando, principalmente, a ansiedade.

Preparação
A psicoterapeuta afirmou que existem formas de se preparar para a entrevista, as quais permitem ao profissional controlar tanto a timidez quanto a ansiedade. Confira as técnicas abaixo:
  • Reveja o currículo: "o profissional deve observar o que ele aprendeu. Em que ponto se sente inseguro ou confiante. Em que ponto ele desenvolveu um trabalho legal. Tudo isso é para, quando perguntarem, ele saber o que responder, porque o tímido tem dificuldade com imprevistos".
     
  • Focar nas competências: "ele tem que ir para a entrevista sempre focando suas capacidades. O tímido deve conversar com ele mesmo, pode até escrever no papel seus pontos positivos para ganhar mais confiança, porque a entrevista é uma situação que gera insegurança".
     
  • Trabalhe a expectativa: "ele vai estar ansioso para ir bem, mas deve ir com calma para enfrentar a situação. É importante trabalhar a expectativa".
     
  • Respire se estiver ansioso: "a respiração é uma prática que ajuda muito. O excesso de ansiedade é excesso de pensamento em relação ao futuro. A pessoa quer prever o que vai acontecer. Ele precisa focar no presente. De que maneira? Se acalmando. À medida que respira se concentra e pensa menos na situação".
     
  • Reconheça as sensações físicas: ir ao banheiro, comer compulsivamente, beber água, falar rápido. A ansiedade - muitas vezes resultado da timidez - causa sensações físicas. "Esta sensação é importante, ela não é negativa. É uma forma de liberar a tensão através do corpo. A pessoa tem que aceitar e tentar dominar, respirando e se acalmando".
     
  • Distração: "depois de se preparar, ouça uma música, assista a uma comédia, para não criar expectativas".


 
Referência: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Modelos de documentosProcuração para renovar Carteira Nacional de Habilitação - CNH
AposentadoriaEstou há alguns anos sem contribuir com o INSS e pretendo regularizar essa situação para me aposentar. Como devo fazer?
Carreira / EmpregoVeja o que as equipes fazem pela empresa
ImóveisMuitas opções para comprar um imóvel
Modelos de documentosContrato - Prestação de Serviços para Armazenamento de Website Pessoa Jurídica
Carro / VeículoSeguro de automóveis: As vantagens e desvantagens do seguro por perfil
Carreira / EmpregoFoi demitido? Que tal criar o próprio emprego em dez passos?
Ações / Bolsa de ValoresOs riscos do Home Broker: conheça, entenda e previna-se
Carreira / EmpregoA ansiedade e a depressão na empresa
Impostos / TributosMalha Fina: declarar dependente exige maior planejamento do contribuinte